A falta de manutenção preventiva, um dos grandes problemas da frota nacional, gera péssimas notícias todos os dias. É muito comum vermos veículos quebrados atrapalhando o trânsito, a poluição do ar em níveis alarmantes, acidentes causados por falhas mecânicas ou motoristas estressados “lutando” com o carro para chegar ao seu destino.
O pior é que na maioria das vezes são problemas simples que poderiam ser evitados com uma reparação rápida e barata. Com décadas de experiência na produção de carburadores, bombas de água, óleo e combustível, a equipe técnica da Urba e Brosol reuniu algumas dicas sobre como verificar os principais sistemas do motor e garantir a tranquilidade dos clientes.
Confira a tabela de regulagem dos carburadores.
SISTEMA DE ALIMENTAÇÃO
A manutenção do sistema de alimentação de combustível pode começar com uma inspeção detalhada do sistema, verificando sua integridade e possíveis vazamentos. Caso o filtro esteja próximo do período de troca (em média, a cada 10.000 km), é recomendado substituí-lo. Se o veículo for antigo ou houver sinais de sujeira nos componentes, é interessante limpar o tanque.
O próximo passo é testar a pressão e vazão da bomba, checar os injetores ou, se o modelo tiver carburador, realizar a sua manutenção e regulagem. A Brosol disponibiliza em seu site a tabela de calibragem e giclagem, além de produzir todas as peças originais para a reparação. As informações podem ser obtidas em www.brosol.com.br ou pelo telefone 0800-880-2154.
A seguir, é importante revisar a parte elétrica, atentando para o estado da bobina, distribuidor (se houver), cabos e velas. E, para finalizar, conferir as emissões de poluentes.
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Na manutenção preventiva, o sistema de arrefecimento deve passar primeiro por uma inspeção visual, onde deve ser conferido o estado do radiador, tampa, reservatório de expansão, mangueiras, abraçadeiras e correias. A válvula termostática e os sensores de temperatura precisam ser retirados, checados e, se necessário, trocados.
Também é preciso conferir se a bomba de água não tem vazamentos ou ruídos no rolamento, além de avaliar o estado da polia, correia e tensionador do sistema de transmissão. Mas todo esse trabalho será perdido se o líquido de arrefecimento estiver com impurezas ou sem o aditivo na proporção recomendada pela montadora.
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
O sistema de lubrificação não costuma apresentar problemas durante a vida do motor. Mas, para isso, o proprietário do veículo deve realizar as trocas do óleo e filtro sempre nos intervalos indicados e evitar os combustíveis adulterados, o que nem sempre acontece. Então, na hora da revisão preventiva, é interessante realizar uma verificação completa, respeitando a classificação e viscosidade de cada lubrificante.