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Como diagnosticar falhas na junta homocinética deslizante

JUNTA HOMOCINÉTICA DESLIZANTE

Chamamos de junta homocinética deslizante aquela que fica no lado do câmbio, por causa da sua aparência ela também é chamada de “bolachão” pelo mercado de reposição. As características construtivas dessas juntas permitem que o semi-eixo homocinético sofra variações no seu comprimento (daí o nome deslizante) para poder acompanhar e compensar os movimentos da suspensão do veículo.

Principais causas de problemas em Juntas Homocinéticas Deslizantes

Coifa cortada, deteriorada ou ainda: abraçadeiras fixadas de forma incorreta permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta;

Deformação, empenamento ou desalinhamento do semieixo, normalmente provocado por impacto ou acidente;

Alteração na geometria da suspensão; o rebaixamento por exemplo altera os ângulos de camber que passam a interferir nos ângulos operacionais da junta homocinética;

Coxins de motor e/ou câmbio danificados,

Aplicação incorreta do componente.

O que fazer quando a quebra é frequente

A quebra frequente da junta deslizante pode indicar outros problemas no veículo como por exemplo:

Danos estruturais no monobloco;

Agregado ou sub-chassis desalinhado,

Pontos de ancoragem da suspensão comprometidos.

Nessas condições é preciso identificar corretamente a causa e fazer as correções necesssárias antes de instalar uma nova junta, caso contrário elas continuarão quebrando ou escapando do seu alojamento.

Como saber se a junta trabalhou na posição correta

Quando a quebra da junta ocorre por interferência nos seus ângulos operacionais as cargas de trabalho deixam marcas nos anéis interno e externo, conforme pode ser observado nos desenhos abaixo. Essas marcas facilitam a interpretação da causa da falha.

Regra básica para diagnosticar falhas na junta homocinética deslizante

Não deixe de fazer uma inspeção detalhada nos demais componentes da suspensão e nos coxins de motor e câmbio antes de substituir as juntas homocinéticas.

Após a conclusão do reparo, confira a geometria da suspensão e direção (alinhamento) em equipamento apropriado.

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

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