No mercado de caminhões, assim como no mercado de veículos leves, existe uma prática comum que é a de instalar novos equipamentos eletrônicos depois que o veículo sai da fábrica.
A falta de informação faz desta prática uma grande cilada para os motoristas que não tomam alguns cuidados.
Como os veículos pesados possuem o sistema elétrico dimensionado para 24 Volts (com duas baterias de 12V), e os equipamentos eletrônicos trabalham com 12V, a fábrica instala um conversor que transforma 24V em 12V para atender à demanda elétrica do veículo quando sai da montadora, em geral com capacidade para até 5 Ampéres.
Veículos pesado não combina com adaptação, o famoso gato!
Se o dono do caminhão decide instalar novos equipamentos, como rádio, PX, TV, etc, que também trabalham com 12 Volts, é fundamental que seja adicionado um novo conversor de tensão para redimensionar a nova carga exigida pelo acréscimo de equipamentos.
O problema começa quando o dono do caminhão decide “FAZER O GATO”, ou seja, como cada bateria tem 12V ele faz a ligação direta em uma das baterias.
Esta prática compromete diretamente a vida útil das baterias e ainda a segurança do condutor.
O que o gato causa:
A bateria com o gato sofrerá ciclo profundo e, portanto, a sua vida útil será reduzida em até 60%.
A bateria sem gato vai suprir a demanda da outra bateria e, por isso, pode sofrer sobrecarga.
A sobrecarga pode causar explosão e também a perda da garantia.
Portanto, a dica é:
Para novos equipamentos, redimensione o conversor, que custa em média 2/3 do valor de um jogo de baterias. Ao seguir esta dica, você assegura a durabilidade da bateria, sua garantia de fábrica, obtém o desempenho esperado em cada partida e ainda preserva a sua segurança, que esta não tem preço.
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