A atuação profissional de um reparador automotivo nos dias de hoje não é apenas o de ser técnico em alguma área específica e sim compreender que a tecnologia está diretamente envolvida em todos os serviços executados nos carros elétricos e híbridos. Sendo assim, ter os equipamentos adequados e de qualidade é essencial para realizar um diagnóstico preciso e correto. A tecnologia avançada dos veículos elétricos e híbridos nos mostra que o reparador irá depender de equipamentos e ferramental de ponta e específicos para realizar um serviço correto e de precisão. Um desses equipamentos, que na minha visão é um dos mais importantes, é o scanner. Esse scanner, além das funções específicas, terá que identificar outras funções. Neste artigo vamos ver itens importantes antes de escolher scanner automotivo para carros elétricos e híbridos na sua oficina mecânica.
Quatro funções importantes antes escolher scanner automotivo para carros elétricos e híbridos
- Temperatura do bloco das baterias: °C
- Situação de carga (SOC): porcentagem (%) da saúde das baterias;
- Tensão dos blocos das baterias: Voltagem (V)
- Saúde das baterias (SOH): condição em que se encontra a bateria
- Velocidade de leitura dos dados: ter uma velocidade rápida para agilizar o diagnóstico
Não se deixe levar pela simples promessa de que o scanner faz leituras de DTC (códigos de falhas) dos elétricos e híbridos, isso não basta. O scanner precisa apresentar os itens acima e demais itens que são importantes para se concluir um diagnóstico para esse tipo de veículo. Muito importante lembrar que, não basta apenas ter um excelente equipamento de ponta se o profissional não souber operar e interpretar o que ele está apresentando, ou seja, a interpretação dos sinais, números e ondas fornecidas por um bom scanner, faz toda a diferença no diagnóstico ou melhor, está aí o segredo de todo diagnóstico perfeito e certeiro. O diagnóstico vai fazer com que o profissional de reparação consiga eliminar o problema o mais rápido possível e não ficar no “achometrô”.
Testes realizados em veículo Toyota Corolla híbrido com menos de 5 mil quilômetros rodados apresentou uma temperatura elevada no centro de sua bateria e uma temperatura pouco menor nas suas extremidades, provando que o scanner terá que mostrar esse tipo de leitura para que o reparador possa identificar se é o momento de fazer o rodízio das baterias ou se tudo está tudo dentro da normalidade. Minha recomendação é, pesquisar e analisar os equipamentos antes de tomar a decisão pelo qual você irá adquirir. Hoje temos disponíveis quatro marcas boas no mercado brasileiro, concorrentes entre si, com valores diferentes e propostas semelhantes.
Sandro Rogério Stoco é proprietário e CEO da Stoco Centro Automotivo uma empresa especializada em veículos elétricos e híbridos
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