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Evoluções dos sistemas de alinhamento

O tradicional sistema de alinhamento óptico de painel até hoje ainda é utilizado nas oficinas e auto-centers, este sistema permite a medição apenas dos principais e mais conhecidos ângulos de alinhamento nos veículos.

A principal evolução desde sua invenção até os dias de hoje foi a substituição dos feixes de luzes ópticos de seus projetores por diodos com feixes a Laser.

Atualmente não imprimimos mais as tabelas com medidas de fábrica dos veículos devido à grande variedade de veículos e modelos de suspensão.

Os equipamentos novos acompanham um software banco de dados com as medidas para pesquisa e comparação dos valores de alinhamento conforme dados dos fabricantes.

Evoluções dos sistemas de alinhamento: ALINHADORAS ELETRO DIGITAL

Este equipamento é uma evolução dos tradicionais sistemas a laser aliada à tecnologia da eletrônica e display digital.

Permite flexibilidade na instalação obtendo ganho de espaço dentro da oficina e também mobilidade quando utilizado em elevadores e plataformas móveis (cavaletes). Para esta forma de aplicação, o piso onde estão os elevadores deverá ser adequadamente nivelado.

Este sistema não precisa de painel, as medidas de convergência/divergência são apresentadas nas escalas dispostas sobre os braços dos cabeçotes, através de lasers traço, as outras medidas referentes aos ângulos de alinhamentos são apresentadas no display digital do próprio cabeçote.

Através da interpretação dos valores apresentados nos braços de seus projetores (cabeçotes), o operador consegue ganhar um ângulo a mais para ser corrigido (alinhado) comparado ao sistema tradicional. (set-Back)

Acompanha o equipamento um software com banco de dados com as medidas para pesquisa e comparação dos valores de alinhamento conforme dados do fabricante.

ALINHADORAS COMPUTADORIZADAS

São equipamentos dotados de sensores eletrônicos de medição que permitem ao operador encontrar as medidas e regular o veículo com a assessoria do computador.

O computador recebe as informações registradas pelos sensores dispostos nos cabeçotes fixados nas rodas dos veículos, compara os valores registrados aos da tabela do fabricante e indica através do software o ajuste necessário para o alinhamento.

O computador recebe as informações registradas pelos sensores dispostos nos cabeçotes fixados nas rodas dos veículos, compara os valores registrados aos da tabela do fabricante e indica através do software o ajuste necessário para o alinhamento.

Atualmente estes equipamentos receberam uma evolução importante com a nova tecnologia de comunicação sem fios, Bluetooth e wireless.

Com a assessoria do computador, o operador não precisa interpretar valores e efetuar cálculo entre os ângulos para alinhamento do veículo, o computador faz esta tarefa, comparando os valores encontrados aos de referências indicados pelo fabricante e através de números, gráficos e escala, orienta o operador no procedimento de regulagem.

ALINHADORAS 3D: A verdadeira evolução do alinhamento

O Alinhador 3D é um equipamento de tecnologia tridimensional para a vericação do alinhamento de veículos e realiza medições através de câmeras digitais posicionadas em uma torre de transmissão.

Igual aos sistemas computadorizados normais, recebe a assessoria do computador para visualização, interpretação e correção dos valores do alinhamento.

Vantagem:

Mede com extrema rapidez e precisão todos os ângulos característicos da geometria de direção especificados pela indústria automobilística;

Equipados com refletores (alvos) que no procedimento de medição e alinhamento substituem os projetores (cabeçotes) e são fixados através de garras nas rodas dos veículos, são altamente resistentes a batidas ou quedas, não possui nenhum tipo de componente elétrico ou eletrônico, não precisam, dispensa o uso de cabos de comunicação, baterias, carregadores e sistemas de comunicação Wireless ou Bluetooth.

Dificilmente perde a calibração e reduz significativamente o custo de manutenção.

COMPARATIVO ENTRE OS EQUIPAMENTOS

Os sistemas a Laser e Eletro Digital dependem do operador para visualizar e interpretar as medidas encontradas, comparando-as com as tabelas dos fabricantes para regulagem (alinhamento) dos veículos.

Esta regulagem é visual e sem assessoria do computador, risco iminente de interpretação errada e correção sem registro para posterior comparação. (SISTEMA NÃO APROVADO PELA MAIORIA DAS MONTADORAS DE VEÍCULOS).

Os sistemas Computadorizados e 3D, através do software com gestão sobre os dados de alinhamento, oferecem a possibilidade de medir e regular alguns ângulos a mais que os sistemas a laser ou eletro digital, os dados ficam gravados no sistema para posterior pesquisa ou reavaliação do serviço.

Outro fator determinante citado:

Com a assessoria do computador, o operador não precisa interpretar valores e efetuar cálculo entre os ângulos para alinhamento do veículo, o computador faz esta tarefa, comparando os valores encontrados aos de referência indicados pelo fabricante e através de números, gráficos e escala, orienta o operador no procedimento de regulagem.

DEFINIÇÃO SOBRE CUSTO/BENEFÍCIO

A tecnologia aplicada nos veículos de hoje exige que a oficina invista em qualificação profissional e tenha equipamentos precisos para manter e atrair novos clientes.

O investimento em equipamentos com maior tecnologia diferenciam a oficina em relação às demais.

Além da precisão e redução nos custos de manutenção, os equipamentos computadorizados ou 3D permitem ao gestor ou dono da oficina monitorar a qualidade dos serviços executados por seus colaboradores, bastando auditar periodicamente os relatórios de alinhamentos executados e retornos de veículos para retrabalho.

Facilita a venda de peças, dá segurança e satisfação ao seu cliente.

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

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