Quando chega época de férias escolares, aumenta o volume de veículos nas estradas, e a Jurid, fabricante das marcas globais Jurid e Ferodo reconhecidas mundialmente pela qualidade de seus produtos, destaca dicas para revisão do sistema de freio que deve ser feita nas partes dianteira e traseira.
O sistema de freio dianteiro possui várias peças, pastilha e disco de freio e outros componentes periféricos, como cubo de roda, pinça e pino deslizante. O freio traseiro também tem essas peças, mas no lugar da pastilha tem a sapata.
A pastilha está mais presente no disco de freio e é responsável por gerar o atrito necessário para que o veículo possa desacelerar até parar. Já a sapata atua na parte traseira do sistema de freio a tambor e tem a função de complementar o trabalho da pastilha.
Como o sistema de freio é interligado com as partes dianteira e traseira e ambas sofrem desgaste, muito embora como os veículos possuem a distribuição de carga do freio 70% na frente e 30% para atrás, o dianteiro é mais exigido durante a frenagem.
Portanto, segundo o gerente da Jurid, Luciano Costa, a revisão completa do freio exige a verificação tanto da parte dianteira, como traseira. “Quando as pastilhas de freio apresentam desgaste, o ruído de metal é um dos indícios que a vida útil chegou ao fim e que necessita de troca, uma vez que a chapa metálica começa a encostar no disco”, comenta.
Outros sintomas que também ocorrem quando há o desgaste das patilhas são sentidos no pedal do freio que pode estar mais baixo ou duro, além da redução da eficiência nas frenagens, e da resposta da ação ao tocar o pedal que começa a ficar mais lenta.
No caso das sapatas, os sintomas de desgaste são dificuldade para acionar o freio de mão e quando o mesmo estiver duro ou apresentar dificuldade para segurar o veículo. “Ajustes são importantes para mantê-lo em boas condições de uso. A revisão deve ser realizada sempre que existir algum sinal de comprometimento, bem como toda a vez que for efetuada a troca das pastilhas de freio”, afirma.
Para manter o sistema de freio em boas condições, também é necessário fazer a troca do fluido, de acordo com as orientações da montadora.
Fabricadas com mais alto padrão de qualidade, a linha de sapatas de freio da Jurid faz parte do amplo portfólio da marca que também conta com pastilhas, sapatas, fluidos e lubrificantes para o mercado de reposição para atender a frota circulante de veículos.
Com fábrica em Sorocaba-SP que segue os mais rígidos processos e certificações internacionais, a linha de produtos da Jurid apresenta soluções e diversificação de itens, com constante ampliação de portfólio.
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