fbpx

GreenV dá dicas para quem quer viajar de carro elétrico nas férias

A GreenV, startup especializada em soluções tecnológicas para eletromobilidade, vem percebendo que, quando o assunto é viajar de carro elétrico, muitas dúvidas surgem na mente dos proprietários desse tipo de modelo de veículo. Pensando nisso, a startup separou cinco dicas importantes para todos aqueles que vão aproveitar as férias de julho de forma mais consciente, com veículos elétricos. 

Sempre planeje o trajeto

Viajar utilizando um veículo elétrico requer mais cuidado e atenção em relação ao trajeto que será percorrido. Como os pontos de carregamento ainda não estão tão presentes como os postos de combustíveis, é preciso fazer um planejamento prévio da viagem para entender quais serão os possíveis pontos de parada para a recarga. Para isso, existem aplicativos, como o GVgo, desenvolvido pela GreenV, que permite traçar rotas com pontos de recarga, localizar os pontos de carregamento espalhados pelo Brasil, efetuar reserva de estações, saber se estão em uso e realizar pagamentos pelo app, por meio de cartão de crédito ou outras formas de pagamento.

“É natural que, como acontece com o celular, ficamos apreensivos quando a carga da bateria começa a diminuir e estamos longe de um carregador. Com o carro elétrico não é diferente. Também ficamos ansiosos quando o nível de bateria do carro elétrico baixa e o próximo ponto de recarga ainda está longe. Essa é a importância de fazer um bom planejamento do trajeto que será percorrido. Assim, evitamos dores de cabeça e, de resto, é só confiar na tecnologia do carro”, ressalta Marcos Nogueira, COO da GreenV.

Diferentemente dos carros a combustão, os carros elétricos não possuem uma “reserva” de energia aparente, sendo que ficarão imobilizados quando não há mais energia. Nesse sentido, caso algum imprevisto aconteça e você perceba que não conseguirá chegar até o próximo ponto de recarga a tempo, é preferível que você procure um local seguro e estacione o veículo enquanto ainda há energia. Assim, o veículo permitirá a movimentação por mais um tempo, facilitando o acesso a uma plataforma de transporte, por exemplo.

Foque na redução de custos

Hoje, diversos pontos de recarga ainda oferecem energia de forma gratuita, como forma de motivação para que os donos de veículos elétricos possam incluir estes locais nas paradas estratégicas e aproveitar as comodidades oferecidas (restaurantes, lanchonetes, lojas e afins). Ao planejar um trajeto, é válido checar nos aplicativos (GVgo) ou em outra plataforma do mercado, a localização dos carregadores gratuitos e economizar ainda mais na viagem.

Cuide da saúde das baterias

Assim como as baterias que dão vida aos equipamentos eletrônicos – como telefones e computadores, por exemplo – as baterias que alimentam os veículos também precisam de alguns cuidados especiais para que tenham uma vida útil maior. Nesse sentido, é sempre bom evitar estacionar o carro elétrico em locais descobertos em dias de muito calor ou em dias de muito frio, pois podem afetar a bateria com o tempo. Além disso, não deixar a bateria descarregar completamente também é uma medida importante para a saúde da mesma. Dessa forma, o mais indicado é realizar cargas com potências menores, utilizando carregadores portáteis ou Wallbox doméstico, geralmente com potências entre 3,6 kW e 7kW, quando a utilização do veículo se der na rotina diária, tipicamente urbana. Esses equipamentos podem ser adquiridos na loja virtual da GreenV.

Potencialize a experiência

Ainda que o consumo do veículo seja maior nas estradas, se comparado ao uso em ciclo urbano, vale lembrar que os carros atuais tem uma boa autonomia e podem rodar grandes distâncias sem a necessidade de recarga.

De qualquer forma, é sempre válido potencializar o máximo possível as recargas, quando for rodar em estradas e rodovias. Nesse sentido, se preocupe em sair de casa com uma boa carga e, pelo caminho, faça recargas que complementem a necessidade do percurso, sempre respeitando uma margem de segurança. Vale lembrar que, quanto maior a velocidade, maior será o gasto de energia da bateria. Caso o percurso escolhido tenha uma serra, lembre-se que há possibilidade de regeneração da carga, por conta da utilização da frenagem regenerativa, processo no qual se transfere energia do motor elétrico para a bateria durante a frenagem do veículo.   

“É importante que ao longo do caminho sejam realizadas recargas menores não só para potencializar, mas também por uma questão de coletividade. O Brasil ainda precisa ampliar muito a quantidade de pontos de carregamento, mas, enquanto não chegamos no cenário ideal, precisa haver um senso de coletividade. Se você deixar o seu carro carregando por horas ou até a carga completa, está tirando a possibilidade de que outras pessoas também utilizem aquele carregador”, explica o executivo da GreenV.

Conheça o veículo

Existem algumas medidas que podem ser tomadas para que a carga da bateria de um veículo elétrico dure mais. Entre elas, é recomendável que sejam evitadas acelerações muito fortes e é preferível otimizar o uso do ar condicionado (frio/quente), que implica num consumo maior de energia. Além disso, muitos modelos contam com o modo de condução ECO, ideal para otimizar a carga da bateria, permitindo uma maior autonomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *