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Como rebocar um veículo elétrico e híbrido corretamente

Para rebocar um veículo elétrico e híbrido necessita de plataforma para o transporte e o profissional não pode realizar o serviço sozinho

Neste artigo nossa intenção é alertar e mostrar pontos simples, mas de extrema importância para o reparador automotivo e para o profissional que irá rebocar um veículo elétrico ou híbrido.

A prática de rebocar um veículo é tão antiga quanto a criação do próprio automóvel, todas as vezes que o veículo apresenta um tipo de defeito ou problema e que não é possível resolver o defeito no local, a prática mais comum é transportar o veículo para uma oficina ou centro especializado, porém, nem sempre temos disponíveis profissionais com uma plataforma adequada ou reboque preparados para o transporte.

O carro híbrido e elétrico muda totalmente os parâmetros que aprendemos ao longo dos anos com o carro com motor a combustão, isso a começar pelo diagnóstico até chegar ao modo que transportamos este veículo.

O transporte de um veículo elétrico ou híbrido é totalmente diferente de um veículo a combustão, pois ele não permiti que as rodas motrizes fiquem em contato com o solo, rodando enquanto ele é transportado.

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As rodas de um veículo elétrico ou híbrido que possuem motores acoplados ou sistemas elétricos que possam gerar carga elétrica durante a rodagem não podem mais ficar em contato com o solo por que ao transportar, ele irá gerar energia e essa energia não pode ser recebida pelo sistema eletrônico que naquele momento está desabilitado.

Outro fator importante é que um veículos como o Tesla, por exemplo, quando for transportado, terá que entrar em modo TRANSPORTE para a subida na plataforma ou manobras, não podendo passar de uma velocidade de 8 km/h. Esse modo possibilita o sistema elétrico e eletrônico do veículo entender que ele está sendo transportado e que não está rodando. O modo TRANSPORTE deve ser selecionado ou por um profissional que já atua com os veículos elétricos e híbridos, ou pelo transportador motorista da plataforma que também terá que ser preparado para toda esta nova tecnologia.

A norma “ITEM 10.7.3 NR10” diz: Os serviços realizados em instalações elétricas energizadas AT, bem como aqueles executados no sistema elétrico de potência SEP, não podem ser realizadas individualmente.

Sendo assim, tanto o profissional mecânico quando o profissional da plataforma terá que saber que no momento do SOCORRO se o veículo é a combustão ou se ele é elétrico ou híbrido, para além de selecionar todos os equipamentos IPIs de proteção como também levar uma segunda pessoa para o Socorro. Esta segunda pessoa fará o trabalho de ajudar, caso haja uma descarga elétrica no operador principal.

Então quando você precisar rebocar um veículo híbrido ou elétrico não esqueça de três coisas importantes: material de segurança, um ajudante, e uma plataforma credenciada para o serviço.

Sandro Rogério Stoco – CEO da Stoco Centro Automotivo

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