fbpx

Desempenho de vendas veículos automotivos 1º Semestre 2023

O volume de veículos automotivos emplacados no país no primeiro semestre deste ano foi 13,9% superior ao mesmo período em relação ao ano anterior

Por: Sérgio Duque

Entre os segmentos, comerciais leves, ônibus e motos tiveram desempenho melhor que os veículos automotivos e caminhões. Embora veículos da marca Fiat (com 22,14% do total) lideram o emplacamento no segmento de automóveis e comerciais leves, os modelos mais emplacados até aqui foram em primeiro o Chevrolet Onix da GM (79.836 unidades), em segundo o VW Polo (37.722 unidades) e em terceiro o Hyundai HB20 (34.002 unidades).

Entre as marcas de comerciais leves mais emplacados, em primeiro está a Fiat com os modelos picaapes Strada (50.546 unidades), seguida pela FiatToro (25.286 unidades) e a Toyota Hilux em terceiro (21.524 unidades).

Alguns fatores que justificam esse desempenho apenas razoável na linha de automóveis, são creditados ao ambiente econômico restritivo para a classe consumidora de veículos novos, não obstante o governo tenha acenado com programas de incentivos e descontos no final de maio. Isso causou uma postergação de compras para junho, sendo que possivelmente iremos observar reversão da curva a partir do segundo semestre.  As montadoras, por sua vez, estudam oferecer veículos de categoria popular com preço até R$ 60 mil, em volumes cada vez maiores.

No segmento de caminhões e ônibus a VW/MAN lidera o ranking de emplacamentos (25,14% do total entre todas as marcas), seguida pela Mercedes-Benz (21,8%). Os ônibus emplacados foram maioria da marca Mercedes-Benz (61,9%) e em segundo da VW/MAN (16,4%).

Patrocínio: Monroe Amortecedores / https://www.monroe.com.br

Como muitos frotistas anteciparam compras adquirindo veículos ainda com motores Euro 5, somente agora o resultado positivo da linha comercial pesada reflete a transição da tecnologia de motores Euro 6. Isso ocorreu porque pedidos formulados ainda em 2022, demoraram três ou quatro meses para ser atendidos.

Quadro de desempenho com forecast até 2025.

Analisadas tendências e perspectivas econômicas, o ano de 2023 deve ser positivo com crescimento na frota de veículos novos 5,1% superior a 2022.

Para o segmento de automóveis estima-se o crescimento entre 2,5 e 3,0% em relação ao ano anterior.

No segmento de motos o crescimento e recuperação do mercado será maior, devendo atingir a marca de 1,5 milhão de novas unidades comercializadas, algo em torno de 10,7% maior.

Importante destacar, porém, que analistas do desempenho do setor automobilístico insistem em lembrar que a comparação deve ter foco com o cenário do ano de 2019, período pré-pandemia. Nesse sentido, mesmo com o aumento do emplacamento no primeiro semestre de 2023 em relação ao mesmo período de 2022, ainda estamos 2% menor em comparação com mesmo período em 2019.

Sergio Duque, * Economista, pós-graduado em Marketing e professor universitário. Há 30 anos atua no mercado de reposição de autopeças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *