A mobilidade elétrica vai ganhar cada vez mais espaço nas cidades do mundo todo, por meio de vários modelos de transporte urbano. E quais serão os melhores meios de financiamento que vão impulsionar a transição para o maior uso dos veículos elétricos no Brasil? Que mecanismos de financiamento já encontramos como referência em outros países, inclusive na região, em que a eletrificação avança mais aceleradamente? Essa é a resposta que a McKinsey traz.
De acordo com Felipe Fava, sócio da McKinsey, e líder do Centro de Mobilidade do Futuro, um dos principais temas da eletromobilidade no momento é como novos modelos de propriedade vão viabilizar o uso dos veículos elétricos nas diferentes aplicações o Brasil. A exemplo do que já ocorre com os veículos à combustão, os carros elétricos poderão ser apenas usados, e não adquiridos, também por meio de assinatura de carro. Os carros por assinatura proporcionam uma alternativa conveniente, flexível e financeiramente mais previsível à tradicional compra de veículos, atraindo um usuário que valoriza a mobilidade sem os encargos e responsabilidades da propriedade de um automóvel.
Estudos mostram que a frota de veículos eletrificados no Brasil atualmente movimenta pouco mais de R$ 1 bilhão e deverá atingir até 2040 aproximadamente R$ 65 bilhões. Nesse período, o total estimado de automóveis e modelos levíssimos, como motos, scooters, monociclos e patinetes, deverá superar 11 milhões. Para isso, os mecanismos de financiamento deverão abranger e viabilizar cada vez mais a compra e a utilização dos veículos elétricos, sejam automóveis, caminhões, ônibus, motos e outras opções.
O cenário da transição para a mobilidade elétrica no Brasil, no contexto dos possíveis mecanismos de financiamento para ampliar o seu uso no país, faz parte de um estudo que está sendo elaborado pela McKinsey que será apresentado exclusivamente no C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, que acontece paralelo ao principal evento da eletromobilidade no Brasi, nos dias 5 e 6 de outubro.
O VE Latino-Americano de 2023 (o Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes) será realizado de 5 a 7 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, trazendo as principais novidades e tendências nos segmentos de Veículos Elétricos Pesados; Leves e Levíssimos; além de Baterias, Componentes, Infraestrutura e Serviços.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.