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Como trocar o catalisador

A Scapex, empresa especializada em catalisadores e escapamentos, juntamente com a Umicore, responsável pela tecnologia do produto, orientam como deve ser realizada o procedimento para trocar o catalisador.

SINAIS INDICADORES PARA TROCAR O CATALISADOR

Em primeiro lugar, devem-se observar os sintomas que o veículo apresenta que mostram a necessidade da troca, como potência (perda de força do motor), barulho no escapamento (ruído de peças soltas) e escapamento entupido.

Os barulhos no escapamento também podem ser provenientes da quebra, entupimento e/ou derretimento da cerâmica. Vale lembrar que o catalisador original (genuíno) tem durabilidade mínima de 80 mil km e o catalisador para reposição tem durabilidade mínima de 40 mil km.

Para comprar a peça correta é importante o profissional estar atento às especificações do veículo, é importante destacar que a peça deve conter o selo do Inmetro, padrão nacional de qualidade, exigência esta para os fornecedores de catalisadores para o mercado de reposição.

VERIFICAÇÃO ANTES DE TROCAR O CATALISADOR

Antes de realizar a troca do catalisador é importante que o profissional faça uma revisão no motor. Pois isto irá contribuir para o aumento da vida útil do catalisador e garantirá a maior eficiência da catálise.

Observe velas e cabos de velas (faísca), bobina de Ignição (carga elétrica), ponto de ignição (marcha lenta), sensor de temperatura do motor (óleo), sensor de oxigênio (sonda lambda), bicos injetores (injeção eletrônica) e vazamento no sistema de escapamento anterior ao catalisador.

Outra alternativa também para comprovar a necessidade da troca é medir a temperatura de entrada e saída com o infravermelho. A temperatura de entrada sempre deve estar menor que a de saída.

1 – Em primeiro lugar, o profissional deve comprar as juntas e anéis para substituir as “velhas do veículo”. Pois a utilização das peças velhas pode causar princípios de vazamento, uma vez que elas já estavam adaptadas ao sistema antigo

2 – Passe antiferrugem nos parafusos do flange, da sonda lambda e do suporte, esperar por mais ou menos 5 minutos até que faça efeito

3 – Solte a sonda lambda devagar, para que não a danifique; solte o parafuso do suporte; solte os parafusos que ligam o abafador intermediário no catalisador; solte os parafusos do flange que liga o catalisador no coletor de escape do motor; e retire a peça do veículo

4 – Pegue a peça nova, posicione a junta no coletor de escape, para evitar vazamentos entre o coletor e o catalisador

5 – Troque o anel que veda o flange de saída do catalisador com o flange de entrada do abafador

6 – Aperte os parafusos por igual até que encoste um flange no outro, após aplicar faça torques gradativos para apertar

7 – Verifique se a sonda lambda está em perfeitas condições, se não há corte nos fios, rachaduras, etc. Depois posicione a sonda com a “mão” ate que encoste e após com ferramentas adequadas finalize o aperto com torques gradativos. E posicione e aperte a abraçadeira no suporte do veículo. Esse suporte é muito importante nos veículos Gol, Parati e Saveiro, ele evita que a tensão gerada pela vibração do motor fique somente sobre os flanges, essa tensão é distribuída entre os flanges e o suporte

8 – Verifique o sistema todo de escape, veja se os suportes estão alinhados, se não há coxins quebrados, se o abafador ou o silencioso estão em perfeitas condições, sem furos, etc.

9 – Ligue o veículo e deixe-o por 10 minutos em marcha lenta, para que aqueça o suficiente e a manta termo expansiva expanda e trave o monolítico cerâmico. Aproveite que o veículo está ligado e verifique todo o sistema de escape, veja se não há vazamentos. Vazamento no sistema de escape pode desregular o funcionamento do motor e prejudicar a eficiência do catalisador

10 – E, para finalizar, preencha todo o certificado de garantia, sem deixar lacunas em branco. Esse certificado devidamente preenchido garante que seu produto terá garantia de fábrica por 12 meses

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