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O uso do veículo interfere na lubrificação do eixo cardan

Nos veículos com motor dianteiro e rodas motrizes traseiras o eixo cardan é o componente que fica entre a caixa de marchas e o eixo diferencial. Um tubo aparentemente simples, mas que, envolve muita tecnologia na sua fabricação. É através do cardan que o torque que sai do motor, passa pela caixa de marchas e vai chegar ao eixo diferencial para impulsionar as rodas. Tudo isso é feito de forma suave e contínua, sem trancos e vibrações. Em veículos 4×4, caminhões extrapesados ou com chassis longos torna necessário o uso de dois ou mais eixos cardan.

A Junta Universal

Além de outros componentes como flanges, garfos, luvas, ponteiras e mancais de apoio, também faz parte do eixo cardan outro item de extrema importância para a transmissão de torque, que é a junta universal ou simplesmente cruzeta.

Inventada no início do século passado por Clarence Spicer, a cruzeta existe para que o eixo cardan possa fazer movimentos angulares, isso porque, ao contrário do motor e da caixa de marchas que estão rigidamente fixados ao chassis ou estrutura monobloco, a carcaça do eixo diferencial se move para cima e para baixo acompanhando as irregularidades do piso e os movimentos da suspensão.

Lubrificação x Durabilidade

A lubrificação dos componentes do cardan é crucial para sua durabilidade. O tipo de graxa lubrificante e os intervalos de manutenção variam conforme as exigências de cada aplicação: uso urbano, rodoviário, serviço fora de estrada e canavieiro são alguns exemplos .

Vale lembrar que para a linha de veículos leves a Spicer produz para algumas aplicações as cruzetas com lubrificação permanente que são seladas e dispensam lubrificação.

Como escolher corretamente a graxa lubrificante

Graxa não é tudo igual! Assim como ocorre com os óleos lubrificantes encontramos no mercado diversos tipos de graxas lubrificantes. Por isso, é preciso estar atento para identificar a graxa indicada para lubrificar os componentes do eixo cardan. Primeiro verifique a especificação descrita na embalagem que deve conter a seguinte informação: à base de sabão de lítio, EP (Extrema Pressão) Grau de consistência 2. São especificações definidas por organismos internacionais para atender às exigências das montadoras. Graxa que não contém essas especificações na sua embalagem não serve para lubrificar eixos cardans e seus componetes. Como referência a Spicer recomenda as marcas Texaco – Multifak EP2 e Shell – Retinax LX.

Intervalos de lubrificação

Uso Urbano – 8.000 km – 10.000 km ou 1 mês – o que ocorrer primeiro.

Uso Rodoviário – 15.000 km – 18.000 km ou 3 meses – o que ocorrer primeiro.

Uso Severo – semanal – (entenda como uso severo as operações fora de estrada, canavieiro, florestal/madeireiro).

Obs: As cruzetas Spicer para linha leve com a denominação pré-lube não possuem pontos de lubrificação.

Atenção!

Se a lubrificação for feita com engraxadora pneumática certifique-se que os sistemas de drenagem e filtragem do compressor estão em ordem, evitando assim a contaminação da graxa nova com água e/ou partículas abrasivas que podem comprometer a vida útil da cruzeta.

Se uma das vedações da cruzeta não purgar, levante as rodas traseiras do veículo e gire o eixo cardan com as mãos de um lado a outro e, em seguida, aplique pressão na pistola de lubrificação.

Atenção!

Ao levantar as rodas traseiras, sempre calce as rodas dianteiras para evitar deslocamento do veículo e possíveis acidentes.

Nas cruzetas com abraçadeiras, afrouxe o parafuso da abraçadeira caso uma das capas não purgue. Se ainda assim não conseguir purgar em alguma das espigas da cruzeta, solte os parafusos e retire a lingueta da lateral do garfo do cardan e refaça a lubrificação até obter a purga nas quatro capas. Não esqueça de reapertar todo o conjunto.

Finalizando o assunto sobre cardans e cruzetas Spicer, seguem informações com relação aos procedimentos de diagnóstico que a falta de manutenção adequada pode trazer.

Fazer regularmente a manutenção preventiva do eixo cardan é a maneira mais eficiente de preservar o bom funcionamento do conjunto de transmissão. Essa prática evita, por exemplo, imobilização do veículo, condição que certamente aumenta o tempo e o custo do reparo.

Como interpretar as falhas da cruzeta e componentes do eixo cardan

Obs: O termo “lubrificação incorreta” se refere a lubrificante inadequado; lubrificação incompleta (mal-feita); lubrificante contaminado ou mesmo a falta de lubrificação nos intervalos recomendados.

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

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