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Tipos de tomadas e carregadores para veículos elétricos

De acordo com os tipos de tomadas de carregadores do veículos elétricos, o proprietário precisa de mais tempo para carregar a bateria

Com a evolução e maior venda dos veículos elétricos e híbridos, mais tipos de carregadores e mais marcas estarão disponíveis, porém, atualmente, existem 5 tipos de tomadas para carregamento de veículos elétricos no nosso país, os quais são os mais utilizados, sendo assim, é muito importante ficar atento e entender qual é a melhor opção de carregador para o veículo.

Vou apresentar em uma breve explicação os modelos mais utilizados por esses veículos em nosso país.

Tipos de tomadas e carregadores para veículos elétricos

1º Europeia:
IEC 62196 Tipo 2 Euro
EC DC CCS Combo 2 Tipo 2 Euro

2º japonesa:
– Cha de Mo

3º Americana: 
SEE J 1772 Tipo 1 USA
– Tesla padrão Tesla

Cada montadora utiliza um padrão e um sistema para carregar o seu próprio veículo. Vamos exemplificar o padrão Europeu A tomada tipo 2 europeia convencional utiliza 6 pinos. A tomada europeia tipo CCS Combo funciona diferente pois, ela já faz a conversão de corrente alternada para contínua, assim carregando o veículo muito mais rápido do que a tomada convencional tipo 2 que entrega uma corrente alternada sem conversão, deixando esse trabalho para o veículo e consequentemente demora mais no carregamento total da bateria do veículo.

Comparativo de tempo para carregar um veículo elétrico

Utilizo como exemplo o Arrizo E5A da Caoa Chery. A capacidade da bateria deste veículo total é de 53,5 kW hora. O carregador do tipo 2 (EU DC CCS Combo 2) carrega 50 kW hora, portanto para carregar este veículo a uma carga considerada padrão de segurança para as células de bateria (80%) o tempo total será de um pouco mais de 1 hora para o carregamento total.

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Já o carregador convencional do tipo 2 (IEC 62196) de 6 pinos terá um carregamento mais lento devido a conversão de corrente alternada (AC) para continua (DC), com esse carregador o tempo aumentará em torno de até quatro horas para carregar até 80% da bateria. Mas, se você escolher o carregamento em casa (WallBox), por exemplo o tempo é ainda maior em torno de 16 a 20 horas de carregamento para atingir a mesma quantia de 80% de carga. Assim, percebemos que a escolha do carregador ideal para o veículo faz com que ele carregue mais rápido e tenha uma eficiência muito melhor do que alguns tipos de carregadores fornecidos pelo próprio fabricante.

Quanto custa rodar com um carro elétrico. É mais barato que utilizar um veículo com motor a combustão?

Para quem utiliza com uma frequência muito grande, um carro elétrico para ser carregado tem um custo de R$ 0,15 por quilômetro rodado. Um carro a combustão tem um custo de R$ 0,40 o quilômetro rodado em média (valores estes não atualizado com os reajustes do governo atual), tendo uma economia de 65,5% para o carro elétrico.

O carro a combustão para ter o tanque cheio (45 litros) gasta em média R$260,00, enquanto que o carro elétrico para ter a carga da bateria carregada por completa, gasta em média R$ 48,00, o que representa 19% do valor do tanque cheio de gasolina no carro a combustão.

Sandro Rogério Stoco – CEO da Stoco Centro Automotivo

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