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Manutenção no Renault KWID E-TECH

Manutenção no Renault KWID E-TECH: os veículos elétricos devem dar adeus as manutenções e oficinas mecânicas?

Amigo reparador, tudo bem? “Manutenção no Renault KWID E-TECH: os veículos elétricos devem dar adeus as manutenções e oficinas mecânicas?” Casos como esse é como aquela brincadeira sua infância chamada de telefone sem fio, lembra? Então, até os dias de hoje esta brincadeira perpetua, há casos que passa a ser algo vivenciado nas oficinas, que se tornam mitos, tais como:

• Aditivo de radiador corrói sistema de arrefecimentos antigos,
• Pedras de naftalina aumentam desempenho do veículo,
• Restringir passagem de combustível aumenta a autonomia sem perder a eficiência,
• Óleo lubrificante é tudo igual, etc.

Estas afirmações surgem do repassar a mensagem de forma errada e acrescidas do julgamento e entendimento de quem as retransmitem. Nesta edição, trazemos mais uma informação distorcida, repassada de forma errônea:

“VEÍCULOS ELÉTRICOS, ADEUS AS MANUTENÇÕES E OFICINAS MECÂNICAS.”

Exatamente esta mensagem tem sido passada a muitos usuários dos veículos e aos reparadores automotivos. Mensagem, carregada de erros, falta de conhecimento e recheada de achismos e julgamentos.

Vamos desmitificar esta situação?

Apresentamos o Renault KWID E-TECH, o veículo 100% elétrico:

Em parceira com as empresas Urca Renault, rede de concessionárias do Triângulo Mineiro

A empresa de energia solar a KINSOL Energias Renováveis:Empresa destaque na revista exame, no setor de energias renováveis do Brasil, contato: 0800 3434 800.

Analisamos os detalhes do KWID E-TECH sobre duas perspectivas:

1. O usuário do veículo.
2. O reparador automotivo.

Estas análises poderão ser também assistidas no Instagram (@generaltechctp) ou no YouTube(generaltechad).Aqui vamos falar do conceito de manutenção sob a visão proposta pela Renault (entendimento do autor):

Veículo com foco na sustentabilidade, emissões poluentes zero, porém com fácil reparabilidade, conjunto mecânico já conhecido do mercado reparador, trazendo baixo custo de manutenção. 

Ao transformar o KWID a combustão em um veículo elétrico, para atender a demanda urbana, a Renault, consegue entregar a seu usuário, seu cliente, a segurança, quebrando o medo quanto a ter peças de reposição acessíveis em seu conjunto mecânico, pois o mercado já atende os veículos da marca.

Propulsão elétrica e bateria de alta tensão do Renault KWID E-TECH

Quanto ao sistema elétrico, a propulsão elétrica e bateria de alta tensão, a fabricante focou em atender as necessidades das cidades, pois sabemos, eu e você reparador automotivo, que os índices de emissões de poluentes são intensos no circuito urbano, devido ao uso chamado “severo”, o arranca e para, congestionamentos, etc. Assim a Renault, entrega um veículo compacto, com autonomia conforme anunciada na sua página de 185 km, podendo chegar a 298km, dependendo da forma de condução do veículo.

Patrocínio: Monroe Amortecedores / https://www.monroe.com.br

Do ponto de vista da manutenção e prevenção de danos, a Renault, criou um habitáculo para a bateria de alta tensão de fácil acesso para trabalhar com segurança, bem resistente evitando o risco de danos, como em alguns casos já veiculados na web, de veículos que danificaram a bateria, trazendo enorme prejuízo ao proprietário.  

Abaixo do banco traseiro, onde seria o tanque de combustível, está alojada a bateria de alta tensão, envolvida em uma espécie de agregado caixa metálica, construído em chapa de aço entre 4 e 5 mm de espessura, com reforços, onde impactos normalmente sofridos nas ruas brasileiras, não venham danificar a bateria. 

Recarga da bateria – Custo e equipamentos

O acesso é pela grade frontal, a grade desloca-se para cima e temos abaixo a tomada de recarga. 

O veículo, possui um carregador que chamamos de emergencial, que o proprietário ou usuário do KWID elétrico pode recargar a bateria em sua residência ou onde houver necessidade, em uma tomada padrão brasileiro e europeu.

Apesar de possuir o pino ou plug de tomada padrão, a base que irá receber o carregador, precisa atender a capacidade de corrente elétrica de 20A, não apenas na conexão, mas bem como na fiação e disjuntor elétrico. Já atendemos casos de veículos que danificaram componentes, como compressor do ar-condicionado elétrico, como a instalação elétrica da residência.

Atenção “Dica do Especialista”

Por isto, indicamos que seja contratada uma empresa como a KINSOL, para fornecer e instalar o carregador nas oficinas, estacionamentos, condomínios, etc.

O carregador instalado em nossa oficina, a General Tech, para esta matéria, é um modelo para recarga simultânea para dois veículos, fornecido pela KINSOL Energias Renováveis, modelo fabricado pela WEG. contato:0800 3434 800.

Com este carregador é possível monitorar a recarga através de aplicativo próprio, ter um sistema que pode trazer rentabilidade para a oficina, realizando a venda da recarga pelo app. Acompanhar a recarga durante uma manutenção.

O painel de instrumentos do veículo, também apresenta o momento em que está recebendo a recarga da bateria:

O custo da recarga total da bateria, conforme pesquisa feita, fica entre R$ 25,00 a R$ 30,00 para usuário em sua residência. Porém existem estabelecimentos como os shoppings e outros, que seus clientes têm a recarga gratuita.

MANUTENÇÃO – AS OFICINAS VÃO ACABAR?

De forma alguma, as oficinas de reparação seguem firmes e fortes no mercado, o que se faz necessário é adequação para o atendimento:

  • Treinamento das equipes,
  • Aquisição de equipamentos apropriados,
  • Alteração dom layout, criando um box específico para os elétricos e híbridos.
  • Treinamentos e materiais técnicos são fundamentais, pois os acidentes, podem ser fatais, os prejuízos materiais podem ser anormais. 

Os equipamentos para diagnósticos no Renault KWID E-TECH

Scanner Automotivo, sim o scanner é utilizado no diagnóstico dos sistemas embarcados tanto quanto nos veículos a combustão interna. Temos neste item, a vantagem de poder monitorar, inspecionar todos os sistemas de alta tensão e seu funcionamento, inclusive a bateria, sem a necessidade de desmontagem. Não são todos os scanners que estão aptos a atenderem esta demanda. Recomendo o AUTEL, por quê? Equipamento que se destacou mundialmente, homologado em grandes montadoras na Europa, utilizado em todas as partes do mundo, com alto nível de abrangência em diagnóstico.

Que traz um KIT de conexões apropriados a atender veículos elétricos e híbridos.

Estes equipamentos você irá encontrar com a GYNPROG contato 062.98341-0046 ou acesse; gynprogloja.com.br

Os Sistemas dos veículos elétricos, bem como os híbridos, seguem um padrão de segurança, onde devemos conforme informa o manual técnico, desligar a bateria 12V do veículo, pois todo acionamento começa através dela:

Desativar a chave de segurança que interrompe o fornecimento de energia da bateria de alta tensão: 

Baixe do E-Book de Gestão de Oficinas https://bit.ly/452MUYe

A chave fica na lateral direita da bateria, próximo a fixação do eixo traseiro. Checar com multímetro que realmente o fornecimento de alta tensão foi interrompido, na unidade de distribuição sobre o motor, lado direito:

Estes procedimentos são realizados apenas em caso de intervenção, onde seja necessário a remoção do conjunto motriz ou manutenção do ar-condicionado do veículo, pois o compressor é elétrico de alta tensão:

Manutenções corriqueiras, como suspensão, direção, freios, não há necessidade de desativar o sistema de alta tensão, lembrando que sempre que formos desativar ou trabalhar no sistema de alta tensão, usar luvas apropriadas para alta tensão, até 1000V.

O conjunto mecânico do veículo, é compartilhado com o KWID a combustão em alguns componentes, não trazendo nenhum estresse quanto a realização dos trabalhos. O sistema de freios ABS com ESP, possui uma bomba elétrica de vácuo, para fornecer vácuo ao servo-freio: Deve-se ater a detalhes no elevador, bem como o local de posicionar os braços traseiros, para elevar o veículo: Existe um suporte apropriado no veículo, pois a bateria tem fixação no lugar onde o KWID à combustão é erguido.

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Atenção quanto ao sistema de arrefecimento

O motor elétrico possui arrefecimento através de bomba d’água elétrica 12 volts PWM, radiador e eletro-ventilador, que atende ao arrefecimento e ao sistema de ar-condicionado.

Vista inferior do motor elétrico e acima da mão está a bomba elétrica.

Reservatório de expansão, abastecido com aditivo apropriado para veículos híbridos e elétricos, jamais adicione água ao arrefecimento ou aditivo não homologado pela montadora. A eletrólise é uma grande vilã nos sistemas de arrefecimento em veículos a combustão, os danos em sistemas elétricos e híbridos podem ser bem maiores.

Chegamos ao fim desta edição concluindo que: AS OFICINAS MECÂNICAS NÂO IRÃO PARAR ou ACABAR, mas sim deverão se adequar a evolução da mobilidade elétrica, híbrida, e outras que surgirem.

Contato para Treinamentos, palestras técnicas, da General TECH, com o Prof. Leandro Marco 034.3312-2727 ou 34.99886-2728. @generaltechctp, @generaltechad

Um forte abraço até a próxima!

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