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Atenção na ligação dos fios da válvula termostática dos motores THP

A Válvula termostática possui chicote com quatro fios, dois para alimentar a válvula e dois para o sensor de temperatura, que possuem tensões diferentes

Por Alexandre Akashi

Os motores THP que equipam diversos modelos Peugeot, Citroën e DS são equipados com um tipo de válvula termostática moderna, chamada de válvula pilotada, de funcionamento elétrico, e com sensor de temperatura incluso. Na hora da substituição do componente, o reparador deve ficar atento à ligação do chicote, que apresenta dois conectores com tensão e princípios de funcionamento diferentes. A instalação invertida desses conectores provoca mau funcionamento da peça e queima do sensor de temperatura.

O técnico da MTE-THOMSON Alberto Maciel explica que a válvula termostática trabalha com tensão de 12 V, que somente é aplicada no terminal quando o sensor de temperatura atinge 105°C, enquanto o sensor de temperatura trabalha com tensão de 5 V. “Se por acaso o reparador inverter os fios, a válvula termostática não vai abrir e o sensor de temperatura vai queimar”, explica o instrutor.

Para evitar esse tipo de engano, Maciel recomenda o uso de válvulas pilotadas que já vem com chicote com trava a prova de erro, como as fornecidas pela MTE-THOMSON. “Esse é um componente difícil de ser encontrado no mercado de reposição original, mas há várias opções no mercado paralelo, sendo que alguns não acompanham o chicote, que pode ser adquirido separadamente, porém a maioria não possui trava a prova de erro, e isso pode confundir o reparador na hora da montagem”, alerta Maciel.

O técnico da MTE-THOMSON explica que o chicote fornecido juntamente com a válvula possui pontas identificadas com cores diferentes (preto para a válvula termostática e verde para o sensor de temperatura), além de travas internas que impedem a conexão do terminal 12 V no 5 V e vice-versa. “Os chicotes que não possuem esse tipo de segurança permitem a montagem de forma equivocada”, alerta o técnico.

Maciel explica ainda que caso o carro já possuir chicote a forma correta de identificar os terminais corretos é medir a tensão com auxílio do multímetro. “Com a ignição ligada, uma das pontas deve apresentar 5 V, e ser ligada no sensor de temperatura, já a outra terá zero Volts, pois a central eletrônica só envia 12 V quando a temperatura atinge 105°C, que é a temperatura de abertura da válvula termostática”, explica Maciel.

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