fbpx

Montagem do suspensor pneumático

Suspensor pneumático: A JOST oferece ao mercado de reposição um modelo universal de suspensor pneumático, adaptável a qualquer chassi de implemento e veículo-trator. É importante observar as dimensões das vigas dos chassis, bem como a bitola dos mesmos, a fim de saber corretamente qual deve ser o produto para aplicação. Outra dica muito importante é realizar manutenção e limpeza. Alguns casos de vazamento ocorrem justamente por causa da contaminação através da poeira, que se torna barro com a chuva. Quando a borracha do suspensor está inflada, ao ser fechada, a sujeira se deposita entre a mola pneumática e a estrutura metálica. No momento em que for inflar novamente, a sujeira ressecada pode impedir que ela se expanda ou mesmo vede totalmente o ar dentro da bolsa.

Atenção na montagem do suspensor pneumático:

É preciso estar atento na montagem do suspensor porque ele tem um fuso lateral que serve de guia, e é posicionado no conjunto através de três porcas. Duas delas na parte inferior, que servem para controlar a abertura do suspensor pneumático, e uma que fica na parte superior onde atua como batente da travessa superior.

A montagem do fuso é muito importante e está detalhada nos manuais da JOST. Por isso os motoristas ou mecânicos devem ler as instruções antes de realizar a primeira instalação.

Indicação de problema no suspensor

Se o equipamento for montado corretamente, o motorista vai identificar quando houver vazamento. A partir dessa constatação, para saber a causa é preciso providenciar uma revisão no sistema de mangueiras e conexões. Normalmente o problema é resultante de uma contaminação, furo ou alguma outra irregularidade.

No caso de estar havendo problemas no suspensor, é possível observar pelo fato do eixo, quando está suspenso, abaixar sozinho (principal indicador de vazamento). Também pode ser percebido se o motorista acionar o ar e o eixo não subir, demonstrando que o ar vaza direto, sem acionar o suspensor. Caso estiver danificada a mola ou o suspensor, indica-se trocar a peça por questões de segurança.

Confira mais dicas técnicas em nosso portal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *