A mecânica dos veículos elétricos possuem componentes iguais aos dos modelos com motor a combustão
Hoje nosso assunto é sobre carros elétricos e híbridos, mas não vamos falar de elétrica ou eletrônica e sim de um velho conhecido dos reparadores automotivos a “parte mecânica”.
Todos os reparadores nesse momento estão bem preocupados em aprender e entender toda a parte eletrônica,elétrica e diagnóstico avançado para esses veículos com tanta tecnologia como os carros elétricos e híbridos.
Reparadores de todo Brasil procuram treinamentos e atualizações para entender e aprimorar seus conhecimentos em relação aos novos modelos eletrificados, mas a maioria desses profissionais esquecem uma coisa muito importante que o carro elétrico continua tendo, ou seja, os “componentes mecânicos”, pois eles são idênticos a qualquer outro carro desenvolvido até hoje no mercado brasileiro e mundial.
Os carros elétricos possuem eixos com a conhecidas homocinéticas e coifas, pastilhas de freio, amortecedores, balanças de suspensão, buchas, braços, bieletas, estabilizador, pastilhas de freio, discos de freio, pinças de freios, bolsa de ar da suspensão, assim como as utilizadas nos Land Rover e Porsche Cayenne. Alguns modelos utilizam molas e temos até óleo e filtro de óleo, exatamente. O Tesla, por exemplo, possui na saída do motor elétrico um óleo específico para lubrificar os rolamentos e até mesmo um filtro de óleo para filtrar os resíduos do lubrificante e dos rolamentos.
Recentemente no meu centro automotivo tivemos um Tesla Model X com 17 mil quilômetros rodados, o qual teve os dois eixos das homocinéticas danificados na parte dianteira do carro. Estas peças não são encontrados no mercado tradicional, nem mesmo em importadoras aqui no Brasil. Nesse caso tivemos que importar as peças dos Estados Unidos pagando importação de 60% do valor da peça e aguardando 40 dias para chegar. Isso tudo precificado em dólar. Também substituímos as pastilhas dos freios dianteiros e pastilhas dos freios traseiras. Os pneus duram pouco, isso devido ao alto nível de arrasto que os motores elétricos geram. No máximo, um pneu de carro elétrico dura 20.000 km e estamos sendo bem generosos quanto essa quilometragem.
Não podemos esquecer que ao fazer uma manutenção na parte mecânica desses veículos elétricos é necessário informar ao sistema eletrônico do carro que um serviço será executado, tendo assim que colocar o veículo em modo de serviço.
Assim, chamamos a atenção dos reparadores, pois temos sim que conhecer a parte eletrônica e elétrica, mas não podemos esquecer que o carro continua tendo muitos componentes tradicionais na parte mecânica.
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