A função de compras, que é muito estratégica para uma oficina, envolvendo atividades de compras, logística, administração de estoque e negociação com fornecedores
Olá Pessoal, nesta nova série de dicas quero provocar em você leitor uma ação clara em busca do crescimento, quando conseguimos enxergar o que nos impede de crescer, estamos livres para planejar mudanças para o curto, médio e longo prazo, de acordo com o momento de sua empresa, mas é muito importante ter clareza que o primeiro passo é ter o conhecimento e o segundo é o comprometimento com a mudança, e isso só depende de você. No artigo deste mês vamos falar sobre “A função de compras é fundamental para o crescimento da oficina”.
Na edição passada iniciamos a conversa sobre o setor comercial, com maior ênfase na função de vendas, hoje nosso foco será a função de compras, que é muito estratégica para uma oficina, envolvendo atividades de compras, logística, administração de estoque e negociação com fornecedores. A principal habilidade de um comprador não pode ser apenas ter conhecimento de peças automotivas, acredite é isso o que acontece na prática.
Na maioria das empresas, a pessoa que faz a cotação e compra foi escolhida por essa habilidade, e exerce a função com muita precisão, não cota e compra peça errada, sabemos que já resolve um grande problema, porém na maioria das vezes esses profissionais acabam não conseguindo avançar em outros aspectos da função.
Por exemplo, quando questionados sobre negociação de prazos de pagamentos, quais nossos melhores fornecedores e motivo desta qualificação, quais forças e fraquezas dos principais fornecedores, quais estratégias foram desenvolvidas para melhorar as condições com esses parceiros, sobre a situação atual do estoque a assertividade em quantidades (balanço), giro do estoque, quais peças não giram a mais de 12 meses, cadastro de produtos com informações de aplicações de forma ampla (para facilitar o processo interno), são perguntas que normalmente não recebo respostas assertivas, apenas de forma superficial tentam explicar alguma coisa, porém sem análise.
Existem vários motivos que são citados para justificar a falta destas análises e atividades, dentre eles os mais citados é a falta de tempo por excesso de atividades de outros setores, por não saber que isso fazia parte da função e também por não saber como fazer. Então, respeite o momento da sua empresa, se precisar antes fortaleça seu caixa, aumente o faturamento para os custos serem absorvidos, mas tenha uma pessoa nesta função, descreva de forma clara todas as atividades e indicadores, e saiba ensinar, dar suporte e cobrar os resultados, você não irá se arrepender.
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