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A função de compras é fundamental para o crescimento da oficina

A função de compras, que é muito estratégica para uma oficina, envolvendo atividades de compras, logística, administração de estoque e negociação com fornecedores

Olá Pessoal, nesta nova série de dicas quero provocar em você leitor uma ação clara em busca do crescimento, quando conseguimos enxergar o que nos impede de crescer, estamos livres para planejar mudanças para o curto, médio e longo prazo, de acordo com o momento de sua empresa, mas é muito importante ter clareza que o primeiro passo é ter o conhecimento e o segundo é o comprometimento com a mudança, e isso só depende de você. No artigo deste mês vamos falar sobre “A função de compras é fundamental para o crescimento da oficina”.

Na edição passada iniciamos a conversa sobre o setor comercial, com maior ênfase na função de vendas, hoje nosso foco será a função de compras, que é muito estratégica para uma oficina, envolvendo atividades de compras, logística, administração de estoque e negociação com fornecedores. A principal habilidade de um comprador não pode ser apenas ter conhecimento de peças automotivas, acredite é isso o que acontece na prática. 

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Na maioria das empresas, a pessoa que faz a cotação e compra foi escolhida por essa habilidade, e exerce a função com muita precisão, não cota e compra peça errada, sabemos que já resolve um grande problema, porém na maioria das vezes esses profissionais acabam não conseguindo avançar em outros aspectos da função. 

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Por exemplo, quando questionados sobre negociação de prazos de pagamentos, quais nossos melhores fornecedores e motivo desta qualificação, quais forças e fraquezas dos principais fornecedores, quais estratégias foram desenvolvidas para melhorar as condições com esses parceiros, sobre a situação atual do estoque a assertividade em quantidades (balanço), giro do estoque, quais peças não giram a mais de 12 meses, cadastro de produtos com informações de aplicações de forma ampla (para facilitar o processo interno), são perguntas que normalmente não recebo respostas assertivas, apenas de forma superficial tentam explicar alguma coisa, porém sem análise. 

Existem vários motivos que são citados para justificar a falta destas análises e atividades, dentre eles os mais citados é a falta de tempo por excesso de atividades de outros setores, por não saber que isso fazia parte da função e também por não saber como fazer.  Então, respeite o momento da sua empresa, se precisar antes fortaleça seu caixa, aumente o faturamento para os custos serem absorvidos, mas tenha uma pessoa nesta função, descreva de forma clara todas as atividades e indicadores, e saiba ensinar, dar suporte e cobrar os resultados, você não irá se arrepender. 

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