Os reparadores automotivos, ou mecânicos de automóveis já são mais de 700 mil em todo o Brasil
No Brasil estima-se que seja 704.600 o número de reparadores automotivos e profissionais mecânicos aplicadores em atividades. O GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, instituição que realiza pesquisas e estatísticas regulares sobre o setor de autopeças como um todo, menciona que podem ser 750.000. Na edição passada (Ed.182) foi apresentado um quadro que permite melhor entender essa relação, pois nele havia uma informação da existência de 120 mil oficinas prestadoras de serviços mecânicos e/ou funilaria, incluindo autocenters, concessionárias, auto-elétricos e retíficas.
No RAIS Registro de Atividades e Informações Sociais do CNAE Cadastro Nacional de Atividades Econômicas, as organizações são classificadas por tamanho da atividade. Para nossa necessidade, definimos que entre os modais como oficinas e centros automotivos variam em pequenos, médios e grandes, com até 4 mecânicos por ponto pequeno, até 6 por ponto médio e 10 ou mais para pontos grandes.Assim, a relação de distribuição por ponto no país, com base no critério acima definido, fica demonstrada na figura abaixo:
Trabalhar como reparador automotivo é uma boa oportunidade?
Para se tornar um reparador automotivo, ou mecânico de automóveis, um dos caminhos mais acertados é realizar um curso de qualificação profissional. Inicialmente recomenda-se um curso de nível técnico profissionalizante na área de Mecânica Automotiva. Em seguida, o interessado deve buscar cursos complementares para obter melhores conhecimentos e assim exercer essa atividade, que é bastante valorizada no mercado.
Existem várias ofertas de cursos de mecânica automotiva no mercado, alguns até gratuitos e on-line. Há aqueles mais completos e com exigência de parte da instrução em horas, deve ocorrer de forma presencial, afinal serão ministradas aulas práticas em motores e sistemas.
Um profissional mecânico com pouca experiência (mas com curso técnico e outros complementares) inicia com salário médio próximo de R$ 2.500,00 e vai aumentando seus rendimentos na medida que conquista mais qualificação, ou através da experiência no dia a dia, ou na frequência de cursos que tornem seus currículos mais atrativos para o mercado. São níveis de evolução que se vai conquistando: I, II, III, IV e assim por diante.
E como é trabalhar como mecânico de automóveis fora do Brasil?
Se o profissional for habilitado em outra língua (inglês, por exemplo), as portas se abrirão com mais facilidade em alguns países. Mas não se iluda que apenas falar o inglês básico poderá ser suficiente. Imagine desmontar um sistema de injeção, ou um motor completo, ou mesmo um veículo carburado e ter que saber exatamente o nome em inglês de cada peça? Se você possui essa condição, seu salário poderá chegar a US$ 4.000,00 por mês, segundo o Occupational Outlook Handbook (Manual de Perspectiva Ocupacional), publicação do Bureau of Labor Statistics (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas) do Departamento de Trabalho dos Estados Unidos.
Na Europa as dificuldades não são menores, mas os rendimentos também compensam. Os mecânicos são profissionais indispensáveis na nossa sociedade moderna. Eles trabalham com reparação, manutenção e diagnóstico de veículos, garantindo que carros, motos, caminhões, tratores e máquinas estejam sempre seguros e em perfeitas condições de uso.
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo
Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos
Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários
Leia mais notícias da seção Reparação Motos
Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva