O Brasil tem o quarto maior mercado de reposição no mundo. O relacionamento entre todos os elos da cadeia é uma característica marcante do segmento e que reflete positivamente nesta forte atuação que não é tão comum em outros países, sendo assim, chama a atenção.
Para manter esse mercado em desenvolvimento, as entidades do setor se uniram e formaram a Aliança do Aftermarket Automotivo para criar o movimento “Right to Repair” no Brasil, o direito do consumidor reparar o veículo onde deseja. Iniciativa que já está mais avançada na Europa e Estados Unidos e agora começa a ganhar força por aqui. É uma conquista para todos os elos da cadeia na defesa de nosso negócio. Vamos trabalhar para que exista uma lei para o “Right to Repair” e “Right to Connect” no Brasil.
Precisamos da legislação “Right to Connect” para amparar o setor porque a evolução da tecnologia e o crescimento de semicondutores nos veículos automotores somados agora à introdução de sistemas de segurança “firewall” estão aumentando as dificuldades de acesso por parte das oficinas independentes aos diagnósticos com os equipamentos disponíveis hoje. No entanto, a rede de concessionárias após o período de garantia não possui capilaridade física para atendimento da frota circulante.
Tivemos já um avanço importante com apresentação de proposta de legislação específica voltada para o “Right to Repaire “Right to Connect” que foi debatida em uma primeira audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília com intuito que o consumidor escolha o local onde deseja fazer a reparação do seu veículo.
A proposta do “Right to Repair”e “Right to Connect” consiste nos pilares da representação institucional, do desenvolvimento técnico e tecnológico, da sustentabilidade (econômica, social e ambiental), das pessoas, e o fomento dos de ações para formação e capacitação de mão de obra para o mercado de reposição automotiva de forma ampla, em consonância com o pilar fundamental da associação que são as pessoas; como ponto de irradiação dos conceitos, das premissas e das pautas conjuntas e integradas da aliança das entidades. A proposta visa garantir o desenvolvimento do aftermarket com um projeto amplo que o “Right to Repair” propõe uma série de ações importantes. O Brasil possui mais de 118 mil oficinas que empregam milhares de profissionais, formando um setor forte que atende 80% da frota circulante estimada em mais de 46 milhões de veículos.
É importante lembrar da importância dos reparadores que driblam as dificuldades e desafios para garantir a manutenção da maior parte dos veículos que rodam pelo país. Em 20 de dezembro, celebramos o Dia Nacional dos Mecânicos no Brasil, uma data que merece ser lembrada e amplamente comemorada pelo setor que sempre avança para atender a demanda do mercado.