O eixo é parte fundamental de um veículo de carga e deve estar sempre em perfeito estado de funcionamento. Para isso, devem ser feitas todas as revisões periódicas do veículo conforme orientação da montadora.
• O coração do eixo – coroa e pinhão – é parte fundamental na engrenagem do eixo. No caso da quebra da coroa o veículo trava imediatamente para evitar acidentes;
• O eixo possui interface com a suspensão e a frenagem. O mau funcionamento deles também é capaz de ocasionar acidentes. O ideal é sempre ser utilizado conforme orientação da montadora ou treinamento Meritor;
• O eixo é feito para durar toda a vida útil do caminhão, passando por revisões periódicas em peças de maior desgaste,
• A maior parte das peças é substituída durante a revisão ou a inspeção. Os vedadores, os rolamentos, o óleo e a bucha sofrem mais com o desgaste.
SAIBA COMO LIDAR COM AS POSSÍVEIS FALHAS DOS COMPONENTES
Um dos principais problemas que afetam a vida de quem trabalha com veículo de carga é o excesso de carga.
Muitas vezes, o carreteiro transporta mais peso do que o adequado para o veículo e acaba comprometendo toda a parte mecânica, desde a suspensão até o powertrain.
Forçando a rodagem em condições acima do limite, as peças são danificadas com maior velocidade, e peças como o diferencial têm sua vida útil reduzida.
O diferencial permite que as rodas de tração trabalhem em velocidades diferentes. Em veículos pesados, quando o conjunto de transmissão é sobrecarregado, as engrenagens do diferencial acabam se desgastando bem mais rápido, podendo até resultar em quebra.
A principal prática que afeta o funcionamento do diferencial em veículos pesados é o excesso de carga.
A fabricante da peça não fixa períodos para as manutenções preventivas, já que variam de aplicação para aplicação. Logo, para saber o tempo correto das operações de troca de óleo e de peças, devem ser consultados os manuais da montadora de cada veículo. O tipo de óleo para troca, no entanto, não varia.
A Meritor indica o uso do óleo de especificação APIGL5 85W140 no diferencial e todo o lubrificante deve ser substituído a cada intervenção no eixo.
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