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Como fazer diagnostico na bomba de óleo

Entenda como preservar o sistema de lubrificação e diagnosticar defeitos na bomba de óleo

O sistema de lubrificação, onde a bomba de óleo está presente, o é o conjunto de componentes e condições que unidas têm a propriedade de controlar e diminuir o atrito entre determinadas partes do motor de forma a reduzir o desgaste e a geração de calor, agindo ainda que de forma secundária na refrigeração do motor.

OS COMPONENTES BÁSICOS SÃO:

• Reservatório de lubrificante (cárter);

• Lubrificante (óleo);

• Bomba de óleo;

• Filtro de óleo,

• Válvula reguladora de pressão.

TIPOS DE ÓLEOS LUBRIFICANTES:

• Óleo mineral;

• Óleo semi-sintético,

• Óleo sintético.

Atenção: Brosol informa que os lubrificantes jamais devem ser misturados, pois podem causar entupimento nas galerias, criação de borra, excesso de pressão no sistema, perda das propriedades dos lubrificantes e falta de lubrificação. As manutenções preventivas devem ser realizadas nas datas ou quilometragens especificadas pelos fabricantes. Durante a manutenção é importante verificar as especificações técnicas dos lubrificantes recomendados (viscosidade/ API).

BOA LUBRIFICAÇÃO

Para garantir que o motor tenha uma boa lubrificação, certifique que existirá o trio da lubrificação:

PRESSÃO DO ÓLEO

A bomba de óleo, ao contrário do que muitos pensam, não é quem gera a pressão de óleo no sistema. Sua principal função é promover a exata circulação do óleo por todas as partes móveis do motor. A pressão de óleo é formada pela circulação do lubrificante através das folgas entre as partes móveis do motor.

Devido à viscosidade do óleo, forma-se uma resistência à entrada de mais óleo no circuito, esta resistência é conhecida como contra-pressão do motor, mas na verdade é a própria pressão de óleo do motor.

POSSIBILIDADE DE ACONTECER UMA CONTRA-PRESSÃO

1. Folgas excessivas entre rotores, carcaça e tampa

e/ou entrada de ar no setor de aspiração da bomba.

2. Rotor solto ou partido.

3. Válvula de alívio travada na posição aberta.

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

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