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Procedimento para troca da correia dentada do Mégane 1.6 16V

Para trocar a correia de sincronismo, a correia dentada do Renault Mégane é necessário ficar atento ao sincronismo 

Por seu projeto não usar travamento das polias por chaveta é necessário o uso de ferramentas específicas na hora da substituição do tensionador da correia dentada, de acordo com o modelo do veículo, como é o caso do Renault Mégane.

Para isto, os consultores técnicos da área de Qualidade Amauri Guimarães e Carlos Vinícius Gibin demonstram como é feito o procedimento e quais os cuidados que o reparador deve ter na hora da realização.

Os carros franceses, como o Renault Mégane, segundo eles, possuem uma recomendação do fabricante de troca com uma maior duração, contudo a fabricante orienta a troca com 70.000 km.

DIFERENÇAS NO RENAULT MÉGANE

Para esse procedimento são necessárias ferramentas especiais, que devem ser específicas para cada modelo. No procedimento foi utilizado o Kit de ferramentas da Raven Renault, Código 151001.

Muitos reparadores não utilizam este kit por dar um maior trabalho, mas a não utilização prejudica o sincronismo do motor já que nenhum dos eixos são chavetados, podendo prejudicar no desempenho, consumo, etc. “Caso o procedimento não for feito de maneira adequada é necessário ocorrer o retrabalho”.

Passo-a-passo da troca do tensionador da correia dentada no veículo Mégane Prestigi 1.6 16 válvulas, ar, direção elétrica, 2008

  1. Em primeiro lugar remova a roda dianteira lado direito do veículo e em seguida a capa protetora do para-lama para ter acesso à correia. Após a remoção da capa protetora, remova a correia de acessórios.
  2. Após, retire a capa de proteção (protetor de carter) da parte inferior do veículo.
  3. Para encontrar o PMS do motor remova o bujão lateral do bloco do motor gire o virabrequim até que a ferramenta encaixe no contra peso do virabrequim
  4. Apoie o motor, desmonte o coxim superior do motor. Remova a tampa de alumínio e os selos dos comandos. Encaixe a ferramenta na parte traseira do comando.
  5. Antes de iniciar o procedimento de instalação dos componentes, verifique se as ferramentas estão corretamente instaladas. Remova a ferramenta de fixação das polias e solte as porcas de fixação (essa ferramenta é importante para não deixar torcer os comandos). Remova a ferramenta de fixação, a correia, o tensor e rolamento de apoio.
    Após tensionada a correia, aperte os parafusos de fixação das polias com o torque especificado. Monte o novo tensor, encoste o parafuso de fixação, depois a engrenagem da árvore de manivelas, a correia dentada e o rolamento de apoio, tensione o tensor no sentido horário até que as marcas se alinhem. Após, remova todas as ferramentas. Confira todos os pontos e gire a árvore de manivelas 2 vezes até alinhar as marcas no comando. Após, realize o procedimento inverso para o fechamento do motor. E, para finalizar, monte a parte da carenagem e o restante das peças retiradas na hora da desmontagem. Obs.: Não esquecer de remover o pino lateral e instalar o bujão com seu respectivo torque.

Confira mais dicas técnicas no portal da Revista Reparação Automotiva.

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