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Bobinas ou magnetos do sistema de embreagem dos compressores de ar-condicionado automotivo

As bobinas ou magnetos são eletroímãs, que quando recebem tensão (12 ou 24 volts), são utilizadas nos sistemas de embreagem eletromagnética de muitos compressores de ar-condicionado automotivo.

Quando excitadas com 12 ou 24 volts, criam uma indução magnética, e fazem a aproximação do platô (espelho, cubo ou campana) de embreagem contra a polia conduzida do compressor.

As bobinas 12 volts têm uma resistência por volta de 3 a 5 ohms a 20°C e um consumo de corrente de cerca de 2,5 a 4,5 ampéres.

Quando há o aquecimento demasiado da bobina, ela pode derreter o verniz isolante dos fios do enrolamento, assim baixando seu isolamento, ela pode entrar em curto e queimar.

Geralmente a bobina queima por fatores externos, como tensão maior que a normal ou aquecimento demasiado, causado por falta de arrefecimento no condensador ou até mesmo um filtro secador saturado (ASTRA é comum).

Se o rolamento da polia do compressor estiver ruidoso, com desgaste, certamente vai gerar maior aquecimento, o que poderá afetar a durabilidade da bobina, além é claro das vedações do compressor também.

Ligação na escala de 200ohms para medir a resistência de uma bobina.

Se a resistência ôhmica da bobina for baixa, a bobina tende a entrar em curto e queimar.

Algumas bobinas possuem dispositivos de proteção contra a temperatura, um sensor que se exposto a cerca de 110°C abre um contato e interrompe a corrente para o bobinado até que a temperatura baixe, uma espécie de disjuntor.

Detalhe de uma bobina SANDEN SCROLL com disjuntor térmico
Detalhe da bobina CVC com o termofusível (180°C)

Muitos compressores possuem diodos junto às bobinas, para evitar um pico de corrente no relé, ao desligar a bobina. Quando o chicote da bobina está rompido e nova ligação é feita, se a polaridade for invertida, pode queimar o diodo, CUIDADO!

(Na bobina do compressor CVC, de um lado fica o diodo (na entrada dos fios) e do outro fica o termofusível).

O correto é procurar a causa deste aquecimento, pois a falta de arrefecimento, por um problema elétrico no eletroventilador, pode ocasionar sobrecarga e temperaturas altas no compressor, o que leva à queima da bobina.

Detalhe da bobina do compressor aquecida pelo atrito com a polia PAJERO 95

O isolamento baixou e esta bobina pode entrar em curto (queimar).

Detalhe de uma bobina e um rolamento danificado ZEXEL

Algumas bobinas até podem ser reparadas, fazendo-se novo enrolamento em oficinas especializadas. Mas o recomendado é trocar por peça nova.

Alguns compressores já não utilizam embreagem eletromagnética, dispensando o uso de bobinas de embreagem, assunto para uma outra edição.

Colaborou Mario Meier Ishiguro, proprietário da Ishi Ar-condicionado Automotivo.

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