Olá Pessoal, nesta nova série de dicas meu alvo será você empresário, que já iniciou a caminhada de empreender ou você que quer se preparar para ter seu próprio negócio. Meu objetivo nas dicas é falar verdades desconfortáveis, para você enxergar a realidade no dia a dia e sobre quem você precisa ser, para se tornar um empresário bem sucedido. O tema desta edição é “Reconheça o talento e a evolução dos colaboradores da oficina”
Uma das grandes verdades na gestão de equipe: Você sonha em ter a melhor equipe, porém não é o melhor líder, sendo assim vive sonhando e perdendo bons talentos pela concorrência. Para não perder, muitas vezes você opta em comprá-los, oferecendo uma melhor proposta salarial para ficarem. Quando você precisar oferecer mais dinheiro para seu colaborador não sair, só existem dois motivos para isso ocorrer: Você não soube reconhecer o talento e a evolução dele, negligenciou o básico na gestão de pessoas, que é dar e receber feedback, para saber o que ele está pensando, quais dificuldades ele encontra na evolução, quais etapas já foram superadas, quais são as expectativas de crescimento e deixar clara quais são as expectativas da empresa, de modo que ele possa planejar seu crescimento e receber por mérito o reconhecimento desejado. E o outro possível motivo é a falta de conexão do mesmo com seu negócio, talvez ele esteja apenas focado em levar o salário pra casa no fim do mês, e os motivos para isso podem ser vários, desde frustração com a empresa por expectativas geradas e não cumpridas, ou até mesmo uma visão equivocada sobre comportamento profissional. Existem pessoas que trabalham com foco em atividade e pessoas com foco no resultado.
As que trabalham por atividade apenas exercem a função de maneira simples sem pensar muito, querem fugir da complexidade, apenas querem trabalhar, então não importa em qual empresa, em toda oficina terá a oportunidade de trocar pastilha de freio, então a tratativa salarial é mais importante que oportunidade em crescimento, essas quando recebem propostas da concorrência valorizam a nova proposta e esquecem sua empresa com facilidade. Pessoas que trabalham com foco em resultado são pessoas que buscam o crescimento profissional, sua motivação é resolver problemas, entendem que quanto mais conhecimento mais terão oportunidade de crescer na empresa, normalmente estão mais conectadas ao seu negócio, se preocupam com os erros no processo, tentam ajustar da sua forma, porém quando a liderança não consegue reconhecer e participar das mudanças necessárias, acabam assim se desligando da empresa, não pelo salário proposto por concorrentes, mas por não enxergar oportunidade de crescimento, pois a empresa está estagnada pela visão do líder ou empresário.
Tanto o não reconhecimento do talento, quanto à falta de conexão do colaborador com o seu negócio, ambos estão ligados a sua capacidade e habilidade de líder, em perceber o quanto antes e desenvolver estratégias para melhoria necessária, não quero aqui romantizar e apontar erros de forma simples, pois entendo muito bem a complexidade que hoje é fazer a gestão de equipe e ser empresário, por isso minha dica não tem como objetivo simplificar algo tão complexo, mas sim trazer a realidade que caso você empresário não queira estudar liderança e se tornar um excelente líder, estará mais distante da melhor equipe. Nunca se esqueça, Sua oficina, Seu negócio.
Quer receber mais dicas sobre gestão de oficinas se inscreva no Youtube e siga nas redes sociais Facebook e Instagram Rodimar Marchiori.
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo
Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos
Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários
Leia mais notícias da seção Reparação Motos
Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva