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Suspensão Pneumática: Tecnologia avançada para conforto e desempenho tanto na estrada como fora dela

A suspensão pneumática pode acomodar conforto com uma altura baixa do solo às necessidades de um veículo Off Road onde uma maior altura livre do solo é primordial para esta condição?

A suspensão pneumática, um sistema sofisticado de gerenciamento da altura e estabilidade do veículo, tem sido uma escolha popular para veículos de luxo e utilitários esportivos. Este sistema substitui as molas helicoidais ou de lâmina tradicionais por bolsas de ar infláveis, proporcionando uma condução suave e ajustável em qualquer terreno.

Funcionamento da Suspensão Pneumática

O coração da suspensão pneumática é o módulo de controle, que regula a altura do veículo em resposta a diferentes condições de condução. Esse módulo recebe informações de sensores de altura localizados em cada canto do veículo e ajusta a pressão do ar nas molas pneumáticas para manter a altura relativa ao solo desejada (chamada de ATITUDE) , independentemente da carga.

Componentes Principais de um sistema de suspensão pneumática “inteligente”:

Fonte: TOPIX – JLR - Descrição do funcionamento da suspensão pneumática
Fonte: TOPIX – JLR – Descrição do funcionamento da suspensão pneumática

Fonte: TOPIX – JLR – Descrição do funcionamento da suspensão pneumática

1. Módulo de Controle: (6) O cérebro do sistema de suspensão pneumática, responsável por regular a pressão do ar e manter a “atitude” constante independentemente da carga, diminui também o “rolling” da carroceria tão indesejado nos SUVs de grande porte (especialmente os blindados). Este módulo é também responsável por manter em memória os erros (DTCs – a serem abordados em outra matéria) e o software que gerencia todo o sistema, conectado na rede CAN de alta velocidade

2. Unidade de Fornecimento de Ar: (2/8/9 e 10) Inclui o compressor de ar elétrico e o reservatório, fornecendo ar comprimido às molas pneumáticas na pressão ideal para o sistema.

3. Sensores de Altura: (4/12/14 e 16) Monitoram a altura de cada canto do veículo e enviam sinais ao módulo de controle.

4. Blocos de Válvulas: (1 e 7) Controlam o fluxo de ar para as molas pneumáticas.

5. Molas Pneumáticas: (5/11/13/15) Substituem as molas convencionais, proporcionando suporte e absorção de impactos, as dianteiras do exemplo incorporam os amortecedores as traseiras não, a forma construtiva varia de montadora para montadora.

Funcionamento do Sistema da suspensão pneumática

O sistema de suspensão pneumática ajusta automaticamente a atitude do veículo de acordo com as condições de condução. Por exemplo, em alta velocidade, o veículo é rebaixado para reduzir a resistência do ar e melhorar a estabilidade. Ao dirigir off-road, a altura pode ser aumentada para fornecer maior distância do solo.

Modos de Operação da suspensão pneumática

Nos veículos montados pela JLR do exemplo (Jaguar Land Rover) os condutores podem selecionar manualmente diferentes modos de altura na suspensão pneumática presente nos vários modelos da marca:

– Modo Estrada: Altura padrão para condições normais de condução.
– Modo Fora-de-Estrada: Aumenta a altura para terrenos irregulares.
– Modo Acesso: Abaixa o veículo para facilitar a entrada e saída e também trafegar em locais com pé direito baixo
– Modo Alta Velocidade: Reduz automaticamente a altura para melhorar a aerodinâmica.

Vantagens da Suspensão Pneumática

– Conforto: Proporciona uma condução suave ao absorver impactos e irregularidades da estrada.
– Estabilidade: Melhora o manuseio e a estabilidade do veículo, especialmente em curvas e altas velocidades, compensando o “rolling”
– Adaptabilidade: Permite ajustes para diferentes condições de carga e terreno.
– Acessibilidade: Facilita o acesso ao veículo, rebaixando a altura para entrada e saída.

Conclusão

A suspensão pneumática é uma tecnologia avançada que oferece conforto, estabilidade e adaptabilidade excepcionais. Seu sistema inteligente de gerenciamento da altura do veículo garante uma experiência de condução superior em uma variedade de condições.

Luiz Fraga Specialist

Luiz Fraga é um engenheiro mecânico automotivo (pela FEI), com Pós Graduação em Análise de sistemas (pela FECAP) e mestrado em Engenharia Automotiva pela USP. Possui vasta experiência na indústria automotiva (desenvolvimento de peças), incluindo gerência de engenharia e importação de peças para veículos. É proprietário da The Specialist 4×4 Service e da Diagnos_Specialist uma oficina especializada em Land Rover e veículos 4×4. Além disso, é membro de diversas associações de engenharia e tem contribuído como consultor técnico e colaborador em revistas especializadas. www.thespecialist.com.br | Instagram: thespecialist_service | Instagram: diagnos_specialist

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