Caro amigo, leitor assíduo da Revista Reparação Automotiva. O ano de 2024 caminha a passos largos. Espero que tenha festejado como nós, um novo ano, com fé em Deus e disposto a encarar os desafios constantes no dia a dia da oficina.
Para esta edição, trazemos um tema diferente, pois trataremos do cotidiano, onde o conhecimento e o entendimento de como funciona os sistemas automotivos, pois temos às mãos a solução de muitos defeitos e falhas de forma simples, rápida e baixo custo para o diagnóstico. Estou falando de Ferramentas Auxiliares.
O que define uma ferramenta auxiliar?
Estamos acostumados com ferramentas específicas, padrão, homologada, etc. Definimos como ferramentas auxiliares, todo tipo de equipamento ou ferramenta universal ou específica, que se adequa a outras aplicações.
Vou apresentar como exemplo, uma análise de rolamento de roda com sensor magnético, para veículos com sistema de freios ABS.
Há algum tempo, o que tínhamos como teste era apenas a visualização de tela do scanner, lendo sinal de velocidade da roda, o multímetro para verificação da alimentação elétrica, continuidade, depois o osciloscópio para verificar a forma de onda do sinal da roda. Então após estas análises chegávamos à conclusão de que o defeito estava no rolamento. Bem, quantos de nós sofremos, por comprar um rolamento, instalá-lo e ele apresentar falhas? E após a constatação da falha, começava um grande problema entre a oficina x autopeças x distribuidora e pôr fim o fabricante.Pois, conforme muitos lojistas já advertiam que após prensado, a remoção para devolução não era aceita. Uma vez que durante a prensa de um rolamento de roda, eu poderia facilmente danificar o anel magnético.
Então, surge uma ferramenta específica para auxiliar, o Cartão Leitor do Sensor Anel Magnético. A NTN do Brasil, tem o Cartão ASB, que permite identificar, fazer uma leitura do anel magnético dos rolamentos.
Talvez aqui comece a perguntar: Mas é uma ferramenta Específica? Onde está a relação com ferramentas auxiliares?
Bem, como defini, ferramenta auxiliar é aquela, seja universal ou específica, que se adequa a outras aplicações.
• Quem nunca sofreu com um anel magnético do retentor do virabrequim VW, onde trocava-se sensor de rotação e o defeito era o sensor danificado em uma montagem do motor ou câmbio em uma troca de embreagem?
• Quem não passou por um perrengue, após uma desmontagem de cabeçote para retífica? Ao remontá-lo o veículo acusava sensor de fase, depois de muita luta, descobria-se que a falha estava no anel magnético do eixo comando de válvulas!
O cartão ASB, apesar de ter sido criado para teste do anel magnético do rolamento de roda, se tornou uma grande ferramenta auxiliar dentro da oficina.
Ao desmontar um cabeçote de veículos que possuem os eixos comando com anel magnético para o sensor de fase, o manual técnico da montadora adverte: Atenção para não encostar os anéis magnéticos entre os eixos, em outros tipos de componentes magnéticos como pedaços de imã.
De igual forma ao rolamento de roda, os anéis sensores dos eixos comandos, do retentor do virabrequim, possuem a trilha de dentes a serem identificados. Em alguns casos, podemos utilizar de forma preventiva, como estes:
• Checagem de peça recebida das autopeças,
• Checagem durante a desmontagem e montagem, o estado do componente,
• Conferir a compatibilidade com o sistema a ser aplicado.
Teste de anel magnético do eixo comando do Ford KA 1.0 12v
O anel magnético é responsável por induzir o CMP – Sensor de Fase. Havendo falha em seu campo magnético, o sensor de fase irá transmitir o posicionamento do sincronismo do eixo comando com virabrequim errado, causando falhas ao funcionamento.
Posicionando o Cartão ASB, sobre o anel magnético, é possível identificar a abertura da janela de fase em alguns pontos, formando aberturas estreitas e largas, conforme o projeto da montadora.
Na figura acima, é possível identificar uma janela de abertura do sinal a ser emitido pelo CMP. De igual modo, o cartão ASB da NTN pode ser utilizado para analisar um anel magnético do retentor do volante dos motores EA111 da linha VW.
É possível verificar os dentes que se formam no anel magnético do retentor, mantendo uma sequência padrão, depois a falha equivalente a dois dentes.
Esta aplicação do cartão ASB, não havia sido divulgada pela NTN, porém diante da necessidade, em dois diagnósticos na oficina, realizamos o experimento, conseguindo comprovar que mais uma ferramenta se torna eficaz ao diagnóstico.
Devemos sempre levar em consideração que o conhecimento dos fundamentos dos sistemas automotivos, abrem o raciocínio do reparador, despertando-o para alcançar melhores resultados em seu trabalho diário.
Bem caro amigo leitor, chegamos ao final de mais uma edição, esperamos que tenha entendido e compreendido quão rico é o universo da reparação automotiva e que muitas vezes o recurso está dentro da sua oficina. Basta apenas atentar para sua aplicação. Até próxima edição e um excelente mês de muito diagnóstico pela frente!
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