O Brasil está em plena transformação de sua infraestrutura para a mobilidade elétrica. Com planos ambiciosos, o país busca dobrar o número de eletropostos até o final de 2025.
Em um curto intervalo de tempo, o Brasil testemunhou um notável avanço em sua infraestrutura de recarga para veículos elétricos. Em dezembro de 2022, o país contabilizava 2.955 pontos de recarga, um número que se expandiu consideravelmente para 3.800 até agosto de 2023. Agora, em 2024, o país está ainda mais adiante nesse progresso, com um total de 4.600 eletropostos em operação.
Contudo, de acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) o país tem como objetivo atingir a marca de 10.000 eletropostos em operação nos próximos dois anos.
Diante desse cenário, Mauricio Crivelin, CEO da Kinsol, empresa que tem como objetivo redefinir o futuro da energia por meio de tecnologias avançadas sendo protagonista nos setores de mercado livre, energia solar e mobilidade elétrica, listou quatro mitos e verdades sobre a mobilidade elétrica.
Mito: A manutenção dos veículos elétricos é mais cara e complexa?
Contrariando uma crença popular, os veículos elétricos não são mais caros nem mais complexos de se manter. Pelo contrário, estudos revelam que sua manutenção é cerca de 30% mais barata do que a de seus equivalentes a combustão. Isso se deve ao fato de que os carros elétricos possuem em média apenas 50 partes móveis, em comparação com as 350 encontradas nos veículos com motor a combustão.
Verdade: Carros elétricos são mais caros, mas compensam a longo prazo
Embora inicialmente mais caros do que seus equivalentes movidos a combustão, os carros elétricos oferecem vantagens que podem compensar esse investimento a longo prazo. Além das economias com combustível e manutenção, benefícios fiscais como isenções de impostos sobre veículos e circulação podem reduzir significativamente os custos totais de propriedade.
Mito: Carro elétrico não pode ser lavado?
Um mito comum sobre os carros elétricos é que eles não podem ser lavados ou expostos à água sem risco de danos. No entanto, durante seu desenvolvimento, esses veículos são submetidos a testes rigorosos, incluindo simulações de lavagem e exposição à chuva, para garantir sua resistência à água. Assim, os carros elétricos podem ser lavados e utilizados em dias chuvosos sem problemas, da mesma forma que os veículos convencionais.
Verdade: Bateria pode ser recarregada até 100%
Apesar de algumas crenças de que recarregar a bateria até 100% pode ser prejudicial, a verdade é que os carros elétricos podem sim ser recarregados completamente. Atualmente, muitos veículos limitam eletronicamente o carregamento entre 80% e 90% para preservar a vida útil da bateria. No entanto, isso não impede que a bateria funcione com sua capacidade máxima quando necessário, garantindo a eficiência e a durabilidade do sistema de energia.
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