Saber como montar um televendas em uma rede de oficinas envolve persistência, foco e ajustes constantes
Com o período da pandemia, a reparação automotiva como um todo precisou se reinventar. Foi nesse momento que oficinas mecânicas, centros automotivos e lojas de pneus abriram os olhos para o marketing digital. Porém, com o retorno à vida normal, muitas dessas empresas – incluindo grandes redes – perceberam que anúncios no Google ou no Facebook não bastam para ter o pátio sempre cheio. É preciso saber como montar um televendas eficiente.
Diante disso, o empresário da reparação que deseja manter a demanda e o crescimento das suas unidades precisa investir na sua estrutura comercial. Para isso, separei quatro dicas essenciais para formar um departamento que alavanque as vendas da sua oficina
Por que o marketing digital não está mais enchendo minha oficina?
Antes de tudo, é importante que a gente entenda com clareza o momento presente. Acabamos de passar por duas mudanças muito intensas e rápidas não só na reparação, mas também na dinâmica do comércio como um todo.
Com a pandemia (ou mesmo um pouco antes dela), vimos os clientes de lojas de pneus e centros automotivos usarem o meio virtual como ponto de partida para contatá-los.
Se você, empresário, percebeu esse movimento e o aproveitou, com certeza ampliou a sua presença na internet com diversas estratégias de marketing digital e trouxe muita gente para a sua oficina.
Entretanto, no último ano, houve uma nova mudança que tornou o processo um pouco mais complexo.
Após o período de isolamento, por mais que as pessoas tenham voltado gradativamente às atividades e hábitos presenciais, elas também se acostumaram com as facilidades do digital e as inseriram na sua rotina, alternando entre os canais digitais e físicos da empresa conforme a sua conveniência.
Esse tipo de relacionamento – chamado omnichannel – traz uma experiência muito mais rica para o cliente, embora exija muito mais das empresas de um modo geral.
Televendas: a virada de chave na reparação
No caso específico da reparação, muita gente já percebeu um fato que foi determinante no crescimento do próprio negócio. Em poucas palavras, não adianta trabalhar com anúncios no Google e investir nas redes sociais se não houver um departamento comercial estruturado para receber e conversar com os clientes.
É através do comercial que a oficina pode conhecê-los melhor, atender às suas necessidades sem limitar demais o atendimento ao presencial, trazê-los para a oficina e, principalmente, fidelizá-los. É nesse ponto que entra a expertise de como montar um televendas – e quem ainda não correu atrás dela certamente está sentindo o impacto desde o ano passado.
Diante disso, fica claro que essa necessidade não se resolve com uma simples mudança dentro da rede de oficinas. É necessário todo um redirecionamento estratégico do seu negócio. E isso envolve as dicas a seguir.
- Para montar um televendas, é preciso escolher o tipo de profissional certo
Montar uma equipe de televendas em centros automotivos ou lojas de pneus exige, antes de tudo, um entendimento bem claro do perfil de profissional que precisa ocupar esse tipo de cargo. Afinal, o perfil desses profissionais é (e deve) ser bem diferente de um vendedor presencial da sua oficina.
Para isso, é importante conversar com o seu departamento de Recursos Humanos e pedir o seu auxílio na estruturação do departamento e na escolha de profissionais que atendam aos requisitos necessários.
2. O primeiro contato: o papel do SDR no televendas de uma oficina
Quem fica responsável pelo primeiro contato com o cliente, por exemplo, precisa ter habilidades bem diferentes de um orçamentista (que, neste caso, atua de forma passiva e presa ao presencial para diagnosticar o problema).
O profissional de que estou falando – chamado SDR – precisa seguir processos muito bem definidos nesta etapa. Isso envolve fazer rapport e uma série de perguntas de forma natural e estratégica para entender o perfil do cliente, o que ele precisa e por que ele chegou até a sua oficina.
3. Gerenciar, ajustar e persistir: o segredo do televendas de sucesso em uma rede de oficinas
Além de quem trabalha diretamente nesse tipo de atendimento, é essencial selecionar uma liderança com perfil específico. Digo por experiência própria: é loucura querer gerenciar diretamente esse departamento porque ele exige atenção e melhorias constantes. Isso é necessário para não perder de vista as mudanças no comportamento do seu cliente.
Neste caso, um gestor de televendas precisa ir além da rotina de acompanhar ativamente o trabalho dos operadores e avaliar se todos estão seguindo os processos de forma adequada.
Mais que isso, ele precisa analisar as informações que circulam nesses atendimentos e agir sempre que perceber uma mudança que pode influenciar na meta de vendas da sua rede de oficinas.
Esse acompanhamento ativo e focado é essencial não só para manter o atendimento funcionando, mas também para que ele possa ficar cada vez melhor e sintonizado com o que o seu cliente precisa – ou, em outras palavras, com a jornada de consumo dele.
4. Montar um televendas também envolve as ferramentas certas
Para concluir, é sempre importante reforçar que o sucesso do seu televendas depende também da tecnologia que você contrata para o seu centro automotivo ou loja de pneus. Neste caso, o foco deve ser automatizar processos e manter um registro de informações seguro dos seus clientes.
Para isso, a Oficina Inteligente oferece uma solução completa e integrada à operação do seu negócio para otimizar o seu televendas:
- Agendamento fácil e rápido
- Levantamento de perfil do cliente (CRM simplificado)
- Histórico completo de orçamentos e serviços realizados
- Acompanhamento de taxa de conversão dos clientes
- Integração para redes de lojas
Pronto para alavancar o seu departamento comercial? Minha equipe está pronta para atender você em nossos canais de atendimento.
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