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Turbocompressor com controle de fluxo

Nobre leitores hoje vamos apresentar dois tipos de Turbocompressor com controle de fluxo: Como já sabemos o Turbocompressor utiliza como fonte de energia, a pressão a temperatura e velocidade dos gases de escape.

Esta fonte de energia, inicia sua trajetória no momento da abertura da válvula de escape (Fig.1) e é conduzida pelo coletor de escape (Fig.2) até a entrada da carcaça da turbina (Fig.3).

O coletor de escape é o maestro da sinfonia dos gases, cabe a este componente uma entrega harmônica dos gases para a carcaça de turbina.

Figura 1
Figura 2
Figura 2
Figura 3

Os gases de escape entram pela carcaça de turbina e seguem pela voluta (Fig.4) até chegar ao rotor de turbina que recupera a energia térmica, gerando movimento ao eixo rotor. A voluta é o canal interno da carcaça de turbina (caracol) responsável pela concentração dos gases de escape e controle de expansão dos gases, é desenvolvida conforme o projeto do fabricante do motor, umas das dimensões identificadas na própria carcaça de turbina é a razão A/R.

Figura 4
Figura 4
Figura 4

Agora já conhecemos o caminho da energia térmica até o rotor da turbina, vamos falar de Turbocompressor de fluxo livre.

Você já se perguntou porque fluxo livre?

Esse Turbocompressor da (Fig.5) é do tipo fluxo livre (free flow) por não possuir atuador de controle de válvula wastgate tão pouco wastgate integrada, todo o fluxo de gás do escapamento passa pelo rotor de turbina.

A pressão de compressor é uma relação direta com a rotação do eixo rotor de turbina, ou seja, mais calor, mais rotação, maior pressão.

A rotação dos rotores é feita pela entrega térmica que citamos anteriormente, para tal controle de rotação é realizado pelo próprio motor, existe um “casamento”, matemático na mecânica de fluidos (ar necessário x combustível para determinado torque e potência) entre o projeto do motor e o Turbocompressor que será aplicado.

Qualquer alteração ou intervenção de característica do motor ira refletir diretamente no desempenho do Turbocompressor.       

Figura 5

Os Turbocompressores que não possuem flutuação livre são aqueles que utilizam válvula wastgate integrada (Fig.6) e atuador de controle pneumático ou servo motor.

Figura 6

O Turbocompressor de fluxo controlado (Fig.6) é diferente do sistema de fluxo livre, é fácil perceber pela aplicação do atuador pneumático que controla a válvula wastgate integrada na própria carcaça de turbina.

A válvula wastgate conjugada a um atuador para acionamento da mesma, tem a função de controlar o fluxo dos gases de escape, estregue ao rotor de turbina.

A wastgate conforme a (Fig.7) também é fabricada em ligas especiais para resistir os altos índices de exigência térmica assim como sua haste de fixação na parte interna da carcaça da turbina um “braço de acionamento”. (Fig.7).

A válvula wastgate gira em torno do seu eixo, isso é uma característica normal de funcionamento para evitar desgaste no assento entre a face da válvula e a face da carcaça.

Figura 7
Figura 7

Quando a wastgate abre, uma parte dos gases passa por esse canal de desvio (by pass) reduzindo a energia térmica consequentemente controlando a rotação de compressor, em seguida a redução a válvula retorna a fechar. Aberto e repouso. (Fig.8)

Essa pulsação é constante para manter o controle de pressão no compressor (boost) e evitar sobre carga de pressão.

Figura 8
Na Figura 9 está ilustrado o caminho da energia térmica pelo desvio (by pass).

Na (fig.10) apresenta rachadura na carcaça de turbina na região do desvio interno (by pass) efeitos ocasionado por alteração no ajuste do atuador da válvula wastgate.

Figura 10

Outro detalhe importante é que o atuador pneumático pode ser do tipo pressão positiva de acionamento válvula wastgate normal fechada, e acionamento a vácuo válvula wastgate normal aberta. A vácuo ao dar a partida o sistema de controle fecha. (Fig.11)

Figura 11
Figura 12

Na na imagem (Fig.12) atuador de controle por vácuo apresenta uma deficiencia de vedação da válvula wastgate com relação ao assento na carcaça de turbina.

Forte abraço a todos até o nosso próximo encontro turbinado!

Marcio Cattani, tem atuação na área técnica automotiva desde 13 anos. Consultor Técnico MasterPower Turbo, atendendo o mercado brasileiro e Internacional, suporte ao pós venda, engenharia de desenvolvimento, suporte técnico e treinamento técnico. Instrutor Homologado Bosch em Diagnóstico Eletrônico. Foi instrutor de treinamento fábrica MWM motores para rede Servico MWM. Com Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados e Veículos Híbrido pela Universidade de Ávila Espanha.
marciocattani.mc@gmail.com / Siga no Instagram: @marciocattani

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