fbpx

Wurth do Brasil comprova que transformação digital pode impulsionar negócios sem tirar empregos

Em um cenário onde o avanço da inteligência artificial levanta questionamentos sobre o impacto nas oportunidades de trabalho, a empresa do Grupo Würth, a Wurth do Brasil apresenta uma abordagem inovadora, provando que a digitalização pode impulsionar os negócios sem comprometer os empregos, provando que o relacionamento humano entre cliente e vendedor é fundamental em todo o processo.

Fundada em 1945 na cidade de Künzelsau, Alemanha, no período pós-guerra, a Würth sempre teve a equipe de vendas como parte essencial de seu DNA. “A marca da Würth é o aperto de mão, a confiança e a responsabilidade entre o vendedor e o cliente”, afirma Marco Avelino, diretor de vendas e marketing no Brasil. Mesmo com o crescimento do comércio eletrônico, a empresa mantém seu compromisso com os vendedores, contando com uma equipe de vendas de 1.400 funcionários no Brasil, dos 1.800 colaboradores totais.

Enquanto muitas empresas enfrentam desafios ao integrar o varejo digital, a Wurth do Brasil encontrou uma solução para garantir que a digitalização não ameace o relacionamento vendedor-cliente. Mesmo que um cliente realize uma compra online sem assistência, o vendedor associado a esse cliente recebe comissão como se fosse uma venda presencial. Além disso, o nome e a imagem do vendedor são destacados na plataforma, proporcionando aos clientes uma experiência personalizada e fortalecendo os laços entre eles.

Para garantir o sucesso dessa abordagem, a empresa investe em treinamento para sua equipe de vendas, capacitando-os a utilizar a plataforma digital como uma ferramenta de apoio. Isso permite que os vendedores mantenham um contato mais próximo com os clientes, inclusive montando carrinhos de compras personalizados e ofertas relevantes.

Como resultado, o e-commerce, que representou 13% da receita da marca no Brasil no ano passado, deve aumentar para 15% este ano, enquanto 200 novos vendedores foram contratados. Transações realizadas pela equipe de televendas também comissionam os vendedores externos.

“Nossa prioridade é impulsionar o crescimento das vendas e garantir a satisfação do cliente, independentemente do ponto de contato utilizado para efetuar a compra. Tanto o canal digital quanto a equipe de televendas são reconhecidos pelos nossos vendedores como ferramentas de suporte que facilitam esse processo. Da mesma forma, nossos clientes percebem a empresa como uma entidade integrada, na qual recebem toda a assistência do vendedor e desfrutam da conveniência do multicanal”, afirma Avelino.

A  empresa também conta com segmentos especializados para a revenda, que respondem por 25% das vendas no país, sob a marca W-Max Revenda Mobilidade e Revenda Construção – criada especialmente para atender as lojas de auto e moto peças e as casas de materiais para construção.

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *