O Grupo NTN, com mais de um século de atuação na fabricação de rolamentos, tem a fábrica, localizada em Wakayama, no Japão, que foi construída com os mais modernos sistemas de automação com inteligência artificial e robótica, considerada um modelo prático e inteligente para produção eficiente e totalmente sustentável.
Com o conceito de fábrica do futuro, foi projetada para a produção em larga escala de rolamentos de esfera para veículos elétricos.
Sistemas de automação permitem monitoramento online dos processos, como estoque, além da transferência de produtos entre as etapas de produção ser realizada por veículos guiados automaticamente, visando eficiência e agilidade.
O planejamento da produção utiliza dados liberados do armazenamento automático, com foco na melhoria constante. Tudo isso contribui para expandir as vendas no mercado de reposição, com fortalecimento da capacidade de fornecimento.
Além de revisar o fluxo de mercadorias na fábrica, a NTN também pretende agilizar toda a cadeia de abastecimento. Com automação da operação, é possível otimizar a eficiência da produção e reduzir custos.
Medidas sustentáveis também são auditadas na fábrica de Wakayama para reduzir ativamente o CO2, com utilização de eletricidade 100% livre de CO2 e tratamento térmico e elétrico, além de energia renovável gerada a partir de painéis solares e turbinas eólicas.
Wakayama Works, denominada como “NTN STAR WORKS WAKAYAMA”, tem como base o conceito prático de fábrica inteligente que a NTN almeja alcançar, reunindo processos simplificados de automação que garantem respostas rápidas ao mercado dinâmico. A palavra “STAR” também inclui a ideia de atingir o topo, nível mais elevado de excelência.
O conceito de fábrica do futuro em Wakayama revela o que há de mais inovador em tecnologia e automação e representa toda a evolução de expertise e know-how em manufatura que o Grupo NTN acumulou ao longo de mais de um século de atuação.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.