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Como formar equipes colaborativas na sua oficina mecânica

Formar equipes colaborativas é um dos grandes desafios do gestor de um negócio e este processo está diretamente relacionado com a atuação da empresa no momento de contratação de novos talentos, que se bem conduzido pode resultar em um clima organizacional favorável e que inicia a partir da relação de confiança entre os colaboradores, lideranças, administradores e ou proprietários da empresa.

Se o processo admissional é bem feito, o resultado é a contratação de profissionais que respeitam, assimilam e até compartilham valores similares aos da cultura da empresa. Assim, é mais fácil os colaboradores ficarem satisfeitos e confiantes, resultando na criação de relacionamentos positivos.

Precisamos entender que pessoas não são iguais e que, portanto, se faz necessário entender o perfil comportamental delas a través desta análise conseguir formar equipes colaborativas.

Perfis comportamentais do indivíduo.

Analistas.
São detalhistas, metódicos, precisos e cautelosos.

Planejadores.
São calmos, confiáveis, estratégicos e equilibrados.

Executores.
São objetivos, determinados, independentes e firmes.

Comunicadores.
São Influentes, sociáveis, empáticos e criativos.

Também precisamos entender que processos são diferentes quando falamos da administração das relações humanas, controles de produção, controles de estoques, controles financeiros e atendimentos ao público. Podemos adotar e misturar dois estilos de gestão nestes processos apresentados acima.

Gestão mecanicista. (Manda quem pode obedece quem precisa)
Citamos aqui como exemplo de controles de estoque e controles financeiros

Gestão orgânica. (Decisões compartilhadas.)
O exemplo aplicado aos controles de produção, quando falamos do diagnóstico e orçamento logo envolvendo estes processos com a participação direta do cliente, o que envolve o atendimento ao público.

Para os processos mecanicistas, precisamos de pessoas que analisem e planejem bem os procedimentos instalados na empresa, como por exemplo as compras e o armazenamento das mercadorias para revenda e que tenham o cuidado de executar bem os processos desenvolvidos para o bom resultado financeiro da empresa

Para os processos orgânicos, precisamos de pessoas que além de fazer uma boa análise do perfil do cliente, escutando para entender a dor do cliente, descobrindo o que o veículo representa para o usuário, identificando qual o seu poder financeiro, qual o estado de espirito que este consumidor se encontra e após estas considerações saiba se colocar no lugar do cliente escutando para entender, pois normalmente excutamos para responder e colocando em pratica a empatia a partir das crenças deste cliente e após estas constatações eles saibam se comunicar explicando quais os diferenciais que a empresa oferece para o cliente fazer a escolha da sua prestação de serviço.

A pós estas considerações olhar a atitude das pessoas que a empresa está contratando, pois normalmente contratamos pela habilidade e demitimos pela atitude.

Tem algumas questões que precisam ser observadas pelo entrevistador em relação ao candidato.

Ele realmente quer trabalhar?
Ele realmente precisa trabalhar?
Tem objetivos? Curto prazo e longo prazo.
Os objetivos estão alinhados com a missão da empresa?
Qual é o comportamento que este candidato tem nas suas horas de folga?

Após estas questões respondidas positivamente temos o início da possibilidade de construirmos um bom ambiente para se formar uma equipe voltada para buscar os objetivos traçados pela empresa e um destes é formar equipes colaborativas.

Sempre vale lembrar que não interessa o tamanho da empresa ele sempre terá como base a seguinte lógica quando se trata de pessoas. Pessoa certa, no lugar certo, fazendo a coisa certa e estando bem.

No anexo temos um questionário que ajuda na tarefa do entrevistador.

E complementando este assunto tão rico estou trazendo uma mistura de Vicente Falconi e Ludwig consultorias para ilustrar esta situação.

Alcançar Metas:

            1. Atribuir metas baseadas em lacunas.
2. Promover o domínio do método pela equipe.
3. Promover a aquisição de conhecimento técnico do processo pela equipe.

Ações individuais:

            1. Treinar e desenvolver.
            2. Supervisionar a maneira de trabalho do colaborador.
            3. Tirar pessoas da zona de conforto para que elas se desenvolvam.
            4. Fazer uma avaliação constante de desempenho honesta e construtiva.
            5. Paternalismo é fatal em qualquer organização, demitir quando preciso.

Ações com a equipe:

             1. Promover cultura única.
             2.Cultura de fatos e dados.
             3.Cultura de alto desempenho.
             4.Cultura de enfrentamento dos fatos.
             5.Alinhamento com valores da empresa.

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Elvis Charley Ludwig é técnico automotivo, bacharel em gestão, Coaching e Consultor de oficinas mecânicas. Proprietário da Ludwig Consultorias e Sócio Proprietário da Forte treinamentos. Instagram-Elvis.ludwig / Face: Ludwig consultorias

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