Olá, amigo reparador, tudo bem? Espero que sim. Mais um tema a ser estudado nesta edição: Energia Controlada por demanda, será algo novo?
Não, já faz 19 anos, em que uma parceria entre a BMW, HELLA, AUTOKABEL, em 2005, na Alemanha, para atender as tecnologias embarcadas nos veículos, para atenderem as demandas de otimização e redução de emissões poluentes, desenvolveram o IBS – INTELLIGENT BATTERY SENSOR, Sensor Inteligente de Bateria.
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Com as novas tecnologias embarcadas, aumentou-se o consumo de energia, então veio para este controle de demanda de energia, desenvolveu-se as baterias AGM, em que temos a entrega de maior Corrente de Partida (CCA), maior durabilidade, maior resistência ao consumo elétrico do veículo.
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A VARTA, é fornecedora oficial da linha BMW, é a maior fabricante de bateria AGM, porque atende várias montadoras. Além do IBS, bateria AGM, o controle de energia por demanda tem mais dois componentes:
Módulo de controle da bateria e o alternador eficiente, ou popularmente chamado de alternador pilotado.
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Todo este conjunto irá ser comandado por outros módulos, como modulo de gerenciamento do motor, módulo de carroceria. Sendo assim, atender veículos com toda esta tecnologia embarcada, demanda que o reparador se prepare com treinamentos, biblioteca técnica e equipamentos apropriados. Nesta edição, vamos apresentar o diagrama elétrico deste sistema e algumas imagens de testes do funcionamento.
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No diagrama acima, é possível visualizar o comando do relé da bomba de combustível, recebendo comando do módulo relé de controle da bateria. Pode ser ver também que o alternador e o IBS são ligados ao módulo de controle do motor.
Como funciona?
O software da Unidade de controle do motor, recebe sinal de parada, por exemplo, em um semáforo (ATENÇÃO, este veículo não tem Start/Stop, porém tem energia controlada por demanda, então sua bateria deve ser por recomendação da BMW GROUP, AGM), veículo reduziu a rotação, não tem sinal do ABS de movimento das rodas, o veículo, reduz a tensão empregada no controle da bomba elétrica de combustível, deixando a pressão mais baixa, suficiente apenas para funcionamento em marcha lenta, por sua vez o alternador é desativado para também reduzir a exigência de energia mecânica do motor, este ciclo, irá proporcionar redução de injeção de combustível, reduzindo as emissões de poluentes.
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Nesta imagem da biblioteca SIMPLO PLUS, temos um exemplo de sinal de controle do alternador, indicando que para trabalhar com este tipo de sistema, o reparador irá necessitar de um osciloscópio e de conhecimento técnico do sistema. Veja o diagrama completo do manual original da montadora:
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Toda a demanda de energia elétrica do veículo está ligada ao sensor IBS, para que o projeto do veículo cumpra com as normas sob as quais ele foi produzido. O Mini Cooper 2011 está sob a norma Proconve Euro 5.
Cuidados com a manutenção:
1. Consultar manuais e catálogos por chassis, para aplicação correta de componentes,
2. Não realizar adaptações,
3. Utilizar fontes de carregamento inteligentes, jamais carregadores de baterias convencionais,
4. Monitorar o sistema de controle de carga via scanner e osciloscópio,
Os maiores problemas em veículos Premium, estão relacionados a falta de conhecimento, muitos veículos chegam a nossa oficina com falhas causadas por manutenção indevida, aplicação de peças erradas ou de baixa qualidade.
Recomendo a assinatura de dois catálogos para consulta de peças originais por chassis:
1- PARTSLINK24,
2- TECDOC.
Assinatura de bibliotecas Técnicas:
1- SIMPLO PLUS,
2- ALLDATA,
3- MITCHELL,
4- HAYNES PRO.
De suma importância obter estas assinaturas para trabalhar com veículos com alta tecnologia embarcada. Pois um simples gerenciamento de energia por demanda, pode causar prejuízos enormes aos clientes e as oficinas. Encerro por aqui, mais esta matéria, te espero na próxima edição, até lá!
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