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Energia controlada por demanda

Olá, amigo reparador, tudo bem? Espero que sim. Mais um tema a ser estudado nesta edição: Energia Controlada por demanda, será algo novo?

Não, já faz 19 anos, em que uma parceria entre a BMW, HELLA, AUTOKABEL, em 2005, na Alemanha, para atender as tecnologias embarcadas nos veículos, para atenderem as demandas de otimização e redução de emissões poluentes, desenvolveram o IBS –  INTELLIGENT BATTERY SENSOR, Sensor Inteligente de Bateria.

Com as novas tecnologias embarcadas, aumentou-se o consumo de energia, então veio para este controle de demanda de energia, desenvolveu-se as baterias AGM, em que temos a entrega de maior Corrente de Partida (CCA), maior durabilidade, maior resistência ao consumo elétrico do veículo.  

Imagem de catálogo da VARTA

A VARTA, é fornecedora oficial da linha BMW, é a maior fabricante de bateria AGM, porque atende várias montadoras. Além do IBS, bateria AGM, o controle de energia por demanda tem mais dois componentes:

Módulo de controle da bateria e o alternador eficiente, ou popularmente chamado de alternador pilotado.

Todo este conjunto irá ser comandado por outros módulos, como modulo de gerenciamento do motor, módulo de carroceria. Sendo assim, atender veículos com toda esta tecnologia embarcada, demanda que o reparador se prepare com treinamentos, biblioteca técnica e equipamentos apropriados. Nesta edição, vamos apresentar o diagrama elétrico deste sistema e algumas imagens de testes do funcionamento.

Diagrama Elétrico do Sistema de Energia Controlada por Demanda: Mini Cooper S 2011

 No diagrama acima, é possível visualizar o comando do relé da bomba de combustível, recebendo comando do módulo relé de controle da bateria. Pode ser ver também que o alternador e o IBS são ligados ao módulo de controle do motor.

Como funciona?

O software da Unidade de controle do motor, recebe sinal de parada, por exemplo, em um semáforo (ATENÇÃO, este veículo não tem Start/Stop, porém tem energia controlada por demanda, então sua bateria deve ser por recomendação da BMW GROUP, AGM),  veículo reduziu a rotação, não tem sinal do ABS de movimento das rodas, o veículo, reduz a tensão empregada no controle da bomba elétrica de combustível, deixando a pressão mais baixa, suficiente apenas para funcionamento em marcha lenta, por sua vez o alternador é desativado para também reduzir a exigência de energia mecânica do  motor, este ciclo, irá proporcionar redução de injeção de combustível, reduzindo as emissões de poluentes.

Nesta imagem da biblioteca SIMPLO PLUS, temos um exemplo de sinal de controle do alternador, indicando que para trabalhar com este tipo de sistema, o reparador irá necessitar de um osciloscópio e de conhecimento técnico do sistema. Veja o diagrama completo do manual original da montadora: 

Toda a demanda de energia elétrica do veículo está ligada ao sensor IBS, para que o projeto do veículo cumpra com as normas sob as quais ele foi produzido. O Mini Cooper 2011 está sob a norma Proconve Euro 5.

Cuidados com a manutenção: 

1. Consultar manuais e catálogos por chassis, para aplicação correta de componentes,
2. Não realizar adaptações,
3. Utilizar fontes de carregamento inteligentes, jamais carregadores de baterias convencionais,
4. Monitorar o sistema de controle de carga via scanner e osciloscópio,

Os maiores problemas em veículos Premium, estão relacionados a falta de conhecimento, muitos veículos chegam a nossa oficina com falhas causadas por manutenção indevida, aplicação de peças erradas ou de baixa qualidade. 

Recomendo a assinatura de dois catálogos para consulta de peças originais por chassis:

1- PARTSLINK24,
2- TECDOC.

Assinatura de bibliotecas Técnicas:

1- SIMPLO PLUS,
2- ALLDATA,
3- MITCHELL,
4- HAYNES PRO.

De suma importância obter estas assinaturas para trabalhar com veículos com alta tecnologia embarcada. Pois um simples gerenciamento de energia por demanda, pode causar prejuízos enormes aos clientes e as oficinas. Encerro por aqui, mais esta matéria, te espero na próxima edição, até lá!

Contato para Treinamentos, palestras técnicas, da General TECH, com o Prof. Leandro Marco 034.3312-2727 ou 34.99886-2728. @generaltechctp, @generaltechad

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