fbpx

Teoria dos Sistemas ADAS: Como Funcionam os Sensores e Como São Calibrados

Neste artigo, abordaremos alguns dos sistemas ADAS mais comuns, as tecnologias que os alimentam e os processos de calibração necessários para mantê-los funcionando de forma otimizada. Vamos destacar a importância dos equipamentos de calibração e a necessidade de recalibração após qualquer serviço de manutenção que possa deslocar os sensores.

1. Aviso de Saída de Faixa (LDW)

Os sistemas de aviso de saída de faixa são projetados para evitar que os veículos saiam inadvertidamente de suas faixas. Outros sistemas relacionados que operam no mesmo princípio incluem o Assistente de Permanência em Faixa (LKA).

Os sistemas LDW geralmente utilizam câmeras montadas no para-brisa dianteiro:

Equipamentos Necessários: Padrões de alvos distintos são usados para calibrar a câmera. Esses alvos são colocados em estruturas de calibração especializadas, garantindo um alinhamento preciso conforme as especificações do fabricante. A câmera a bordo do veículo detecta esses padrões especializados e calibra seu sistema de aviso de saída de faixa.

2. Monitoramento de Visão Completa (AVM) ou Câmeras de Visão Periférica

O AVM fornece aos motoristas uma visão abrangente de 360 graus de seus arredores, graças a câmeras estrategicamente posicionadas ao redor do veículo.

Equipamentos Necessários: A calibração para sistemas AVM frequentemente envolve o uso de alvos longos, às vezes excedendo 9 metros, colocados no chão ao redor do veículo. Esse processo de calibração garante o alinhamento e sincronização precisos de todas as câmeras.

3. Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) e Frenagem Automática de Emergência (AEB)

Os sistemas ACC e AEB trabalham em conjunto para manter uma distância segura dos veículos à frente e aplicar os freios automaticamente se uma colisão for iminente. Esses sistemas dependem de sensores de radar frontais posicionados dentro do emblema ou grade do veículo.

Equipamentos Necessários: Diferente dos sistemas baseados em câmeras, os métodos de calibração de radar variam e podem incluir o uso de caixas de calibração de radar doppler, placas de metal ou espelhos reflexivos para garantir leituras precisas.

4. Aviso de Colisão Traseira (RCW) e Monitoramento de Ponto Cego (BSM)

https://bit.ly/45C6CuZ

O RCW, também conhecido como sensores de estacionamento, e o BSM utilizam pequenos sensores infravermelhos para detectar objetos próximos ao veículo, alertando o motorista sobre possíveis perigos.

Equipamentos Necessários: A calibração desses sensores normalmente envolve o uso de refletores de canto ou tubos de PVC para garantir a detecção e aviso precisos.

Importância da Calibração Regular

A calibração dos sistemas ADAS é crucial para a segurança do veículo e do motorista. É importante realizar a calibração mesmo após serviços de manutenção ou reparos que não estejam diretamente relacionados ao sistema ADAS, como limpeza de radiadores ou reparos de para-choques. Quando partes do veículo são removidas ou deslocadas, os sensores do sistema ADAS podem perder seu alinhamento original, necessitando de recalibração para garantir um funcionamento correto.

Seja alinhando câmeras com padrões geométricos ou ajustando finamente os sensores de radar, a calibração adequada garante que esses sistemas funcionem de forma otimizada e correta. Investir em equipamentos de calibração ADAS de alta qualidade e realizar calibrações regulares após qualquer tipo de manutenção são essenciais para garantir a segurança e a satisfação do cliente. Como sempre, sinta-se à vontade para tirar dúvidas com um especialista sobre calibrações ADAS e outras tecnologias automotivas.

Confira a última coluna do Especialista Sérgio.

Sergio Oliveira, Mestre em Ciências e Tecnologias Espaciais, Engenheiro Aeroespacial e Consultor em tecnologias e treinamentos do setor automobilístico. Siga no Instagram @sergioaer @pullup_se

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *