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Quantas siglas e sistemas existem no automóvel?! Já parou pra pensar?

Com o crescimento constante da tecnologia automotiva, a eletrônica embarcada nos veículos modernos tornou-se cada vez mais complexa, mesmo em veículos mais comuns, os de entrada, gerando a criação de inúmeras siglas e sistemas no automóvel.

Automóveis premiums, em particular, possuem uma variedade ainda maior de sistemas eletrônicos que controlam sistemas mecânicos, e que exigem um controle preciso da tensão e corrente elétrica que circula por eles, e também da comunicação e troca de informações entre os módulos. 

Esses sistemas garantem o funcionamento eficiente e seguro dos componentes, como motores, baterias, sistemas de infotainment, assistentes de condução, freios, estabilidade, entre outros, e, com isso, surgem tantas e tantas siglas que, muitas vezes, acabam nos confundindo!

Veremos a seguir algumas dessas siglas e quais sistemas elas representam. E se você que está lendo essa matéria lembrar de algumas outras, comente abaixo quais são elas.

ABS (Anti-lock Braking Sistem) 

Sistema eletrônico que reconhece uma situação de frenagem de emergência e aumenta ou diminui (conforme a necessidade) a pressão do fluido de freio nas pinças. Eventualmente, reduz a distância de frenagem, evitando colisões.

ADAS (Advanced Driver-Assistance System)

Sistema ativo que, com a utilização de câmeras nos veículos envolve uma nova função de inteligência artificial, que usa a fusão de vários sensores para identificar objetos à frente e ao redor.

AVM (Autonomous Vehicle Module)

Gerencia funções de condução autônoma, integrando sensores, câmeras e algoritmos de controle para navegação e operação do veículo sem intervenção do motorista.

AMP (Amplifier Control Module)

Gerencia os sistemas de áudio de alta qualidade, amplificando o som para os alto-falantes.

AWD (All-Wheel Drive) 

Gerencia a distribuição de torque entre as rodas dianteiras e traseiras em veículos com tração integral.

ASR (Anti-Slip Regulation) 

É um sistema que evita que as rodas patinem em acelerações ou retomadas de velocidade, reduzindo a potência do motor ou aplicando força de frenagem nas rodas que estão perdendo tração.

AHA (Agile Handling Assist) 

Controla eletronicamente a velocidade das rodas dianteiras, e quando uma curva é feita, frea a roda de dentro da curva para que haja mais estabilidade.

ACC (Adaptative Cruise Control)

Identifica a distância do automóvel à frente, acompanhando sua velocidade, freando e acelerando automaticamente.

ASG (Automated Shift Gearbox) 

Transmissão automatizada que faz as trocas de marchas automaticamente para o condutor, mas não tem o conversor de torque, como o automático convencional.

BLIS (Blind Spot Monitoring System)  

Sistema de monitoramento de ponto cego. O ponto cego é uma região que está fora do alcance da visão do motorista e dos retrovisores. 

CCM (Monitoramento e Controle de Componentes) 

Gerencia todos os componentes do motor e cruza seus dados para eventual geração de DTCs que nos auxiliam durante um diagnóstico.

SIGLA CBC (Cornering Brake Control) 

É um sistema que distribui a força de frenagem entre as rodas internas e externas em curvas. Assim, evita que o carro perca a estabilidade ou saia da trajetória.

CVT (Continously Variable Transmission)

Transmissão Continuamente Variável é um tipo de caixa automática constituída por um sistema de polias, ao invés das engrenagens de uma caixa comum. 

SIGLAS DSR (Dynamic Steering Response) 

Resposta de Direção Dinâmica e Regulagem dinâmica de direção. Corrige o ângulo de giro aplicado ao volante para otimizar a manobrabilidade. 

SIGLAS DCM (Door Control Module) 

Gerencia as funções das portas, como travamento, destravamento e ajustes dos espelhos retrovisores.

SIGLAS DSC (Dynamic Stability Control) 

Sistema de controle de estabilidade dinâmica, ajustando automaticamente os freios e a potência do motor para manter o controle do veículo em condições adversas.

ECM (Engine Control Module)

É o cérebro da Injeção Eletrônica de Combustível, responsável por uma série de ajustes que torna o funcionamento do motor mais eficiente em termos de utilização do combustível, potência, economia, emissões de poluentes, além de auxiliar também em outros sistemas.

ESC (Eletronic Stability Control) 

Controle Eletrônico de Estabilidade. Monitora constantemente a trajetória do veículo para garantir que está sob controle. Se um deslizamento lateral é detectado, ativa o freio de determinada roda para recuperar o atrito

EPS (Electronic Power Steering) 

Direção com assistência elétrica. É a direção elétrica do veículo. 

EBD (Eletronic Braking Distribution)

Auxilia o ABS na distribuição de pressão dos freios, controlando roda por roda, conforme a necessidade.

EBCM (Electronic Brake Control Module)

Gerencia o sistema de freios eletrônicos, incluindo o ABS, controle de tração e frenagem de emergência.

ECO (Economy) 

Modo de condução que reduz o consumo de combustível e as emissões de poluentes, alterando o funcionamento do motor, da transmissão e dos sistemas auxiliares do carro.

EBA (Emergency Brake Assist) 

Aciona os freios automaticamente quando detecta uma situação de risco iminente de colisão, não só reduzindo a velocidade do carro como também parando-o completamente.

EDR (Event Data Recorder)

Gravador de dados que registra e armazena informações de vários sensores e sistemas durante um acidente, por exemplo, para análises futuras. É como a Caixa Preta das aeronaves.

ECU (Eletronic Control Unit)

É um nome mais antigo usado para a unidade de controle do motor, pois hoje temos muitas e muitas unidades eletrônicas controlando vários sistemas do automóvel.

FEM (Front Electronic Module)

Controle das funções eletrônicas localizadas na parte frontal do veículo, incluindo sensores e atuadores.

HMI (Human-Machine Interface) 

Interface entre o motorista e os sistemas do veículo, incluindo telas de toque, comandos de voz e botões de controle.

IMM (Immobilizer Control Module) 

Garante que o veículo só possa ser ligado com a chave correta, prevenindo roubos.

ICU (Instrument Cluster Unit) 

Controla o painel de instrumentos, exibindo informações críticas ao motorista, como velocidade, RPM, nível de combustível, e avisos de manutenção.

LDM (Light Control Module) 

Gerencia todos os sistemas de iluminação do veículo, incluindo faróis, luzes traseiras, indicadores de direção e luzes internas.

PCM (Powertrain Control Module)

Integra o controle do motor e da transmissão para otimizar o desempenho do conjunto motriz.

PDC (Park Distance Control) 

Gerencia os sensores de estacionamento, ajudando o motorista a estacionar o veículo com segurança.

RSM (Roof Control Module

Controla funções relacionadas ao teto do veículo, como teto solar ou capota conversível.

RCM (Restraint Control Module) 

Controla os sistemas de segurança passiva, como airbags e pré-tensores dos cintos de segurança.

REM (Rear Electronic Module)

Controle das funções eletrônicas na parte traseira do veículo.

RSA (Road Sign Assist)

Assistente para sinais de trânsito. Reconhece placas de trânsito e exibe um sumário de fácil compreensão no painel do veículo. 

SLM (Steering Lock Module)

Controla o bloqueio da direção, fornecendo segurança adicional ao veículo.

SCM (Suspension Control Module)

Gerencia o sistema de suspensão, ajustando a rigidez e altura da suspensão para otimizar o conforto e a dirigibilidade.

TCM (Transmissiom Control Module)

Módulo que gerencia a transmissão, a embreagem e o engate das marchas.

TVM (Telematics Control Module

Controla os sistemas telemáticos, fornecendo conectividade, serviços de navegação e comunicação com serviços de emergência.

TPMS (Tire Pressure Monitoring System)

Monitora e informa ao motorista sobre a pressão dos pneus, garantindo segurança e eficiência de combustível.

TCS (Traction Control System) 

É um sistema que evita que as rodas percam tração em pisos escorregadios ou irregulares, não apenas reduzindo a potência do motor, como também aplicando força de frenagem nas rodas que estão girando fora do normal.

Esses são apenas alguns exemplos de sistemas e siglas que são partes integrantes da complexa rede eletrônica que equipa os automóveis atuais, proporcionando uma combinação de desempenho, segurança, conforto e inovação tecnológica.

Por essas e outras, a importância de nos atualizarmos constantemente, para que possamos realizar os diagnósticos do dia-a-dia com mais precisão, responsabilidade e eficácia.

Forte abraço, e até a próxima.

Confira a última coluna do especialista Nivaldo Oragio.

Nivaldo Orágio tem 45 anos de experiência, iniciou a carreira em 1979. É Técnico e Instrutor Automotivo, Palestrante de Tecnologias Automotivas. Proprietário de Oficina/Escola de manutenção e projetos de Alta Performance, AFR Motorsport. Possui uma extensão para cursos e treinamentos presenciais e online (EAD), a AFR Education. Canal Orágio Cursos Automotivos no YouTube conta com +430k de inscritos, com +40 milhões de views.
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