A Volkswagen do Brasil investirá R$ 13 bilhões em suas três fábricas localizadas no Estado de São Paulo. O anúncio foi realizado em evento na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), com a presença de autoridades governamentais, colaboradores e parceiros de negócios. O aporte regional é parte dos investimentos de R$ 16 bilhões da Volkswagen no Brasil até 2028. No evento, a Volkswagen também anunciou que as fábricas Anchieta e Taubaté serão pioneiras no setor automotivo a ter biometano em sua matriz energética, que permite reduzir em até 99% as emissões de CO2 em parte do processo produtivo, se comparado à alternativa fóssil. Além disso, a Volkswagen concedeu em comodato 65 carros para treinamento de resgate do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.
O investimento de R$ 13 bilhões nas unidades paulistas, até 2028, permitirá à fábrica Anchieta receber dois veículos inéditos. A unidade de Taubaté contará com um automóvel inédito 100% desenvolvido no Brasil. A fábrica de motores de São Carlos receberá um novo propulsor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos. Esses modelos integram a nova ofensiva de produtos da Volkswagen do Brasil, que lançará 16 veículos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, além de novidades em 100% elétricos e Total Flex. A Volkswagen também terá uma nova plataforma inovadora, tecnológica, flexível e sustentável (projeto MQB Hybrid). A nova ofensiva já teve dois lançamentos: o Novo T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil, produzido em São José dos Pinhais (PR), e a Nova Amarok, fabricada em General Pacheco, na Argentina.
“O Estado de São Paulo é fundamental na estratégia de negócios da Volkswagen do Brasil e parceiros. A nossa cadeia de suprimentos paulista conta com 530 fornecedores diretos e indiretos dos quais compramos R$ 13 bilhões por ano, representando 49% das aquisições da marca no País. Além disso, no Estado de São Paulo, temos a maior quantidade de concessionárias Volkswagen, sendo 123 lojas, que representam 26% da cobertura da Rede VW em todo o Brasil. O volume de vendas de modelos VW no Estado de São Paulo também é o maior do País, com 46% dos emplacamentos”, afirma Alexander Seitz, Chairman Executivo da Volkswagen América do Sul.
“A Volkswagen do Brasil é protagonista do novo ciclo de investimentos do setor automotivo brasileiro com o aporte robusto de R$ 16 bilhões até 2028. Desse total, R$ 13 bilhões serão aplicados em nossas três fábricas paulistas, que recebem projetos inovadores, inéditos, com foco em descarbonização e fundamentais em nossa ofensiva de 16 novos veículos até 2028. Hoje, as fábricas Anchieta, em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos e o Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo somam 10 mil empregos diretos e 100 mil empregos indiretos, movimentando a economia do Estado de São Paulo, onde a Volkswagen iniciou sua história de sucesso há 71 anos”, afirma Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
Foi em São Bernardo do Campo que a Volkswagen iniciou sua expansão global, pois a unidade Anchieta, inaugurada em 1959, foi a primeira fábrica da marca fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil, no entanto, teve início em 1953, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo.
Volkswagen investe em Engenharia de excelência para Desenvolvimento do Produto
No Estado de São Paulo, a Volkswagen do Brasil conta com seu Centro de Design e Engenharia na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, que também receberá parte dos investimentos. A Volkswagen do Brasil foi a primeira a fundar, em 1965, um centro de desenvolvimento de veículos, desde o design até o início da produção, fora da Matriz, na Alemanha.
Com a mais alta tecnologia e inovação, a área conta com quase 1.000 profissionais que atuam na Engenharia das fábricas Anchieta, Taubaté e Pacheco (Argentina), sendo que neste ano foram contratados mais de 100 engenheiros e engenheiras para reforçar o time de Inovação e Tecnologia.
O centro conta com 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais, sendo o único da Volkswagen com competências para motores Total Flex. No Estado de São Paulo, o desenvolvimento sustentável e tecnológico de veículos também é garantido por meio de parcerias com universidades, por exemplo, para biocombustíveis e etanol, com a Unicamp, USP e UFABC; para materiais sustentáveis e fibras naturais, com a Unesp; e para tecnologias, com o Instituto Eldorado, além de outras parcerias com Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica, contando com aproximadamente 150 colaboradores parceiros para desenvolvimento de novas tecnologias.
O Centro de Design e Engenharia conta com laboratórios avançados na Anchieta, entre os quais dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de virtualidade com realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e UX (Experiência do Usuário). Dessa forma, a Anchieta é um complexo industrial completo, com centro de pesquisa, planejamento, desenvolvimento de novos produtos, produção e testes com a mais alta tecnologia e inovação. Além disso, a Volkswagen conta com um Campo de Provas, em Taubaté.
O Centro de Design e Engenharia da Volkswagen também foi responsável por pioneirismos que revolucionaram a indústria automotiva como:
•1988: o Gol GTI, primeiro modelo brasileiro com injeção eletrônica.
•2000: lançamento do motor 1.0l Turbo 16V com 112 cv e 15,8 kgfm com injeção direta. A Volkswagen foi a primeira marca a introduzir motores turbo no mercado brasileiro no Gol e Parati.
•2003: 1º motor Total Flex, com o Gol 1.6l Total Flex. A tecnologia revolucionou o setor ao permitir o uso de gasolina, etanol ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
•2003: Fox, modelo 100% desenvolvido no Brasil e 1º carro com posição de sentar alta. Também foi exportado para a Europa.
•2013: up! introduziu o motor 1.0l TSI com 3 cilindros.
•2020: Nivus foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido na Região América do Sul a ser também fabricado e comercializado na Europa, com o nome Taigo. O Nivus foi o primeiro modelo da Volkswagen a trazer o sistema de infotainment VW Play, desenvolvido na região, que virou referência no mercado, é exportado para mais de 70 países e está disponível em seis idiomas. O Nivus também inovou ao ser o primeiro modelo desenvolvido sem o uso de protótipos físicos nas fases iniciais de desenvolvimento, apenas virtuais.
Engenharia Volkswagen conta com o mais avançado simulador solar do Grupo Volkswagen nas Américas
A Engenharia da Volkswagen do Brasil inaugurou em 2024 o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar para avaliação de veículos e de componentes automotivos. Localizado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador conhecido como SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar) foi projetado para simular a radiação solar desde o nascer até o pôr-do-sol, em condições ambientais de temperatura e umidade relativa controladas.
O equipamento foi projetado para realizar dois testes distintos: o intemperismo e o envelhecimento de peças – esse último, imprescindível para a realização de testes funcionais de componentes. Com isso, testes que poderiam durar períodos de até 1 ano, agora foram otimizados e são realizados em 25 dias.
Com o SoLiSi, a Engenharia da Volkswagen do Brasil entrou em uma nova era de desenvolvimento, possibilitando inúmeras inovações, com a certeza de oferecer a melhor qualidade, agilidade e maior segurança nos produtos da marca.
Sustentabilidade e inovação no desenvolvimento de veículos
Em linha com a estratégia global Way to Zero, da Volkswagen, que estabelece a neutralidade de carbono até 2050 no mundo, a Volkswagen do Brasil foi escolhida para receber o avançado Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Way to Zero Center, inaugurado em 2022 na Anchieta, para o desenvolvimento de tecnologias com baixa emissão de CO2 para veículos. O time do Way to Zero Center avalia em conjunto com outras áreas, tecnologias com o melhor compromisso para o impacto ambiental, bem como sua viabilidade, além de contar com parcerias com universidades, institutos e empresas.
Pioneira em segurança veicular no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular em 1971 e realizou o primeiro crash-test na América Latina. O laboratório é localizado na fábrica Anchieta, sendo referência no Grupo Volkswagen. Na Anchieta também está o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil, que foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977.
A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, é referência em qualidade, produtividade e alta capacidade técnica há mais de 65 anos no País. Com vocação empreendedora, a área forneceu ferramentas para a produção do SUVW Taos na Argentina e México. Também produziu ferramentas para a Alemanha – incluindo os 100% elétricos VW ID.4 e ID.3 –, México, Argentina, China e Hungria e dispositivos de solda para países como México e Argentina.
A Volkswagen do Brasil conta também com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.
Processo sustentável: Anchieta e Taubaté serão pioneiras no uso de biometano
Com a sustentabilidade em seu DNA, as fábricas Anchieta e Taubaté serão as pioneiras no setor automotivo a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo.
A partir de 2024, as duas fábricas vão receber 1,35 milhões de m³ de biometano por ano, porém a partir de 2027 a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté, fornecidos pela Raízen. O volume de biometano adqurido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.
Unidades paulistas fabricaram mais de 22 milhões de veículos e 13,7 milhões de motores
Em 71 anos de Brasil, a Volkswagen é a maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25 milhões de unidades produzidas, das quais 22 milhões foram feitas no Estado de São Paulo, somando as fábricas Anchieta, inaugurada em 1959, e Taubaté, inaugurada em 1976. Atualmente, a Anchieta produz os modelos Nivus, Novo Polo, Novo Virtus e Saveiro; e Taubaté fabrica o Polo Track e Novo Polo.
A fábrica de motores de São Carlos, inaugurada em 1996, já produziu mais de 13,7 milhões de propulsores. A unidade é referência tecnológica em propulsores inovadores e sustentáveis.
No Estado de São Paulo, a Volkswagen conta também com o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios de Vinhedo, em parceria com a Volkswagen Caminhões e Ônibus e Audi do Brasil, empresas do Grupo Volkswagen. É o maior centro de distribuição de peças automotivas da América Latina, com mais de 650 fornecedores ativos, mais de 78.000 tipos de peças e estoque de 15 milhões de unidades para atender todo o pós-vendas das três marcas.