Maior rede de centros automotivos do mundo, com 6,2 mil pontos de vendas, a Point S chegou recentemente ao Brasil e pretende expandir rapidamente sua rede de franqueados. O plano da empresa é chegar a 2028 com 250 lojas em todo o país. Um dos diferenciais da Point S é compartilhar conhecimento técnico com sua rede, a fim de que possa utilizá-lo junto aos clientes – como no caso da substituição de bateria 12 Volts para veículos eletrificados.
O maior diferencial da Point S é executar os serviços de pós venda com metodologia que foi desenvolvida ao longo de décadas, e em dezenas de países, até chegar à maturidade dos processos adotados hoje. As lojas Point S oferecem uma variedade de serviços automotivos que auxiliam o consumidor final a dirigir com segurança e manter seu automóvel em ótimo estado. Os especialistas da empresa estão preparados para responder às exigências mais rigorosas em termos de manutenção de veículos.
Por ter grande expertise global, a empresa dá as principais dicas para que o consumidor mantenha a parte elétrica de seu carro em ordem. Essa é uma das práticas mais importantes para o bom funcionamento do automóvel. E hoje, quanto mais tecnologia o veículo possui, maior é a necessidade de uma bateria de qualidade e com longa duração, inclusive nos modelos recém-chegados ao mercado nacional, como os movidos por propulsão híbrida ou os veículos 100% elétricos. Eles também têm bateria de 12 volts que, a exemplo do que ocorre nos modelos a combustão, têm vida útil e precisam ser substituídas após o período de desgaste natural.
Qual a função da bateria?
As baterias dos modelos eletrificados desempenham um papel essencial no funcionamento desses veículos, alimentando sistemas auxiliares (luzes, assistência ao sistema de direção e sistemas de entretenimento, entre outros) e garantindo a funcionalidade desses recursos de segurança, conforto e conectividade.
A bateria armazena a energia que vai alimentar esses periféricos, permitindo que várias funções sejam executadas com o motor desligado. E é essa bateria que vai gerar a energia essencial para iniciá-lo quando o botão de ignição for pressionado. Por isso, se estiver descarregada, o carro não dará partida.
Quando você tenta dar a partida no carro e ele não dá sinal, possivelmente esse seja um alerta de que a bateria está ruim. Os profissionais da Point S podem fazer o diagnóstico exato se é o momento da troca ou algum outro defeito.
Sabe o desenho da bateria que fica no painel do carro? A luz no painel não significa necessariamente que a sua bateria está descarregada. No entanto, a nossa dica é que você leve o carro na Point S para verificar o problema.
Os cuidados a serem tomados para a manutenção e o prolongamento da vida útil dessas baterias consiste em práticas muito semelhantes às baterias de motores convencionais: evitar uso prolongado de sistemas elétricos com o carro desligado, como luzes internas acesas e sistemas de entretenimento ligados. É necessário prestar bastante atenção nesses acessórios eletrônicos de seu veículo, como rádio, alarme e outros componentes que nunca são desligados. Esses dispositivos puxam a energia da bateria quando o automóvel está desligado, o que descarrega a bateria, podendo te deixar na mão.
Quando ocorrer uma falha no sistema elétrico motriz de um carro com esse tipo de propulsão, a bateria de 12V desempenha vital para a segurança do usuário: ela fornece energia para sistemas essenciais, como as luzes de emergência e os sistemas de direção assistida. Isto permite ao condutor manter o controle do veículo e garantir a segurança não apenas dos passageiros, como também dos outros veículos na estrada.
Também se espera que a bateria de 12 Volts desses veículos possua um tempo médio de vida útil entre 2 e 3 anos. Quando ela perde totalmente a carga, contudo, não se recomenda, em virtude da complexidade do sistema, que se faça uma conexão com outra bateria 12V para dar partida no carro – a conhecida “chupeta”. Nesse caso, o ideal e chamar o socorro e guinchar o veículo até a loja Point S mais próxima.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.