A história do lubrificante para moto é tão dinâmica quanto a evolução das motocicletas. Com a popularização das motos como meio de transporte ágil e eficiente, especialmente em centros urbanos, a demanda por produtos específicos para sua manutenção cresceu consideravelmente.
Desde a década de 70, a presença das motocicletas no dia a dia das cidades aumentou muito transformando o Brasil em um dos maiores mercados mundiais do veículo. Mas, ainda assim, as motos compartilhavam lubrificantes com os automóveis. Em 80, com a popularização das motos, a necessidade de formulações específicas se tornou evidente.
Foi em 1978 que os Lubrificantes Mobil™ desenvolveram o primeiro óleo lubrificante formulado exclusivamente para motos. Projetado para proteger simultaneamente o motor, a transmissão e a embreagem, garantindo eficiência energética, redução de atrito e prolongamento da vida útil dos componentes mecânicos, essa inovação estabeleceu um marco na história do mercado.
E desde então, a companhia não parou mais: em 1982: aprimorou o Mobil Super Moto™ 4T. Em 1983: desenvolveu uma fórmula especial para novos motores. Em 1996 iniciou treinamentos dedicados aos mecânicos de montadoras, garantindo manutenção precisa e eficiente dos motores. Em 2010 lançou o Óleo Genuíno 10W-30, base para a linha Pro-Honda, reafirmando o compromisso com a excelência e inovação contínua.
Quais as diferenças entre lubrificante de carro e moto?
Para entender a importância dos lubrificantes desenvolvidos exclusivamente para motos, o coordenador de capacitação e suporte técnico dos Lubrificantes Mobil™, Cesário Neto, explica as diferenças fundamentais em relação aos lubrificantes para automóveis. “A maioria das motos 4 tempos possuem sistema motor e transmissão acoplados, em que o lubrificante responsável pela lubrificação do motor também é responsável pela lubrificação do sistema de transmissão e embreagem. Por isso, o óleo deve garantir uma excelente lubrificação do motor, e ao mesmo tempo ter uma característica de fricção que evite o deslizamento (“patinação”) dos discos de embreagem. O uso de óleo para motores de automóveis, normalmente, provoca este deslizamento, pois foram formulados para diferentes condições de operação”, pondera Cesário, destacando também os seguintes pontos:
Viscosidade: Quanto ao grau de viscosidade SAE, a orientação é sempre seguir a recomendação dos fabricantes. Temos observado nos últimos tempos uma tendência na redução da viscosidade e desenvolvimento de formulações mais modernas com o objetivo de proporcionar economia de combustível e garantir a proteção ao longo de um maior intervalo de troca. Isto se aplica para os automóveis e também para as motocicletas.
Composição e aditivos: Lubrificantes automotivos são formulados para manter motores limpos, protegidos contra o desgaste e a corrosão, e otimizados para economia de combustível. As motocicletas exigem produtos com aditivação específica, pois as características são distintas de outros veículos, como: altas temperaturas e rotações, menor volume de óleo lubrificante, refrigeração a ar (motos de baixas e médias cilindradas) e maior potência específica. Estas características resultam em uma condição severa ao lubrificante, por isso, o uso de produtos com aditivação específica e com bases semissintéticas e sintéticas, que melhoram a capacidade de lubrificação e a resistência a oxidação do óleo em uso, trará benefícios como o aumento do rendimento da motocicleta e da vida útil dos componentes que serão lubrificados.
Normas e certificações: Tanto para carros quanto para motos, os lubrificantes devem atender normas rigorosas como API e SAE para carros, e JASO e API para motos, garantindo que o óleo seja adequado às necessidades específicas de cada tipo de motor.
A importância de usar o lubrificante específicos para moto
A linha de lubrificantes Mobil Super Motos™ abrange uma ampla variedade de formulações, desde minerais robustos até sintéticos avançados. Essa diversidade garante que cada moto receba a proteção necessária para um desempenho ótimo e duradouro.
Mobil Super Moto™ 4T 20W-50: Óleo mineral desenvolvido especificamente para motos de 4 tempos on-road. Ideal para uso urbano intenso, oferece proteção contra desgaste, limpeza do motor e resistência à oxidação.
Mobil Super Moto™ 10W-30 MX e 10W-40: Reduzem a frequência de trocas, melhoram a eficiência do combustível e prolongam a vida útil dos componentes.
Mobil Super Moto™ 15W-50: Proporciona proteção avançada para motores, transmissões e embreagens, mantendo o desempenho mesmo em condições severas.
Mobil Super Moto™ 4T 20W-50: Indicado para uso urbano extremo e diário, proporcionando melhoria do aproveitamento da potência do motor.
Mobil Super Moto™ Synthetic 10W30, 10W40 e 15W50: Garantem maior vida útil para o motor mesmo sob condições severas de uso, proporcionando economia de combustível.
Dicas para o uso adequado de lubrificantes para motos
Vale destacar ainda algumas dicas importantes para garantir o máximo desempenho e maior vida útil do motor da motocicleta. “Escolha o lubrificante adequado conforme recomendação da montadora; mantenha intervalos regulares de troca de óleo e substitua o filtro conforme orientações; verifique o nível de óleo regularmente para garantir a eficácia do lubrificante em proteger e manter o motor funcionando corretamente”, conclui Cesário.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.