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A tecnologia avança mas os relés automotivos continuam

Os relés automotivos são equipamentos eletrônicos programados para abrir e fechar uma corrente elétrica, permitindo ou bloqueando a passagem do fluxo de eletricidade. Seu acionamento acontece quando uma bobina é estimulada por meio elétrico.

Ligando um circuito elétrico com um sinal de baixa potencia

Estamos no ano de 1834 e o físico americano Joseph Henry inventa o relê, o relê é um dispositivo eletromecânico que permite ligar circuitos elétricos com uma corrente mais alta e sendo acionado por um sinal de baixa potência, o relê é usado desde os carros mais antigos e permanecem até hoje em várias aplicações nos veículos atuais, algum tempo atrás só encontrava-se release nas caixas de fusíveis tanto interna quanto no compartimento do motor em alguns veículos também no compartimento de bagagem hoje já encontramos a variação do seu modo clássico para o padrão SMD incorporado nos módulos de carroceria veremos a seguir alguns exemplos de ligações dos reles e suas características.

Vamos tomar como base um relé de cinco terminais, e vamos entender o que é cada número dessa imagem, o 85 é a ligação negativa da bobina, o 86 é a ligação positiva da bobina, o 30 é a entrada do relé, o 87 é a saída do relé quando a bobina estiver acionada e 87a é a saída do relé quando a bobina estiver em descanso

Esse é o esquema na sua versão mais básica

Aqui já temos um resistor em paralelo com a bobina

Nessa última imagem temos um diodo em paralelo com a bobina chamado de diodo de flyback, ele serve para proteger outros componentes do sistema contra picos de tensão que acontece quando a bobina é desenergizada, esse diodo tem seu catodo ligado ao positivo da bobina e seu anodo ao negativo, permitindo que a corrente flua em uma direção quando se desliga a bobina.

Reparem que os três relés têm a mesma configuração de pinos e pode encaixar na base de reles porem como sua configuração interna é diferente pode não funcionar, como também causar danos ao sistema eletroeletrônico 

Algumas montadoras usam a numeração de 1 a 5 em vez da convencional

Temos que nos atentar a voltagem de trabalho dos relés como também as amperagens de saída de cada terminal

Essa é a mesma configuração que estamos vendo porem nos mini reles

Como está, dentre outras que podemos encontrar

A maioria dos reles tem seu esquema gravado no seu corpo e com isso facilitando a conferencia para uma correta aplicação

Na BSI (modulo de carroceria) podemos ter reles do formato convencional do lado de fora

Como também réles incorporados a placa de circuito

Quando por exemplo temos uma  seta de um dos lados não funcionando temos que mapear desde o conector até qual rele da placa que é o responsável pelo acionamento para poder dessoldar da placa e trocar

Nesta imagem temos um rele de 5 terminais para placa de circuito

No esquema de sua ligação vemos o terminal 1 e 2 alimentando a bobina, o terminal 4 a entrada, o 3 normalmente fechado quando o rele está desligado e o 5 normalmente desligado e só sendo energizado quando estiver acionado o rele

Temos reles mais simples como também mais complexos como este da imagem que são 2 reles e 15 terminais, mas com o esquema fica mais fácil de compreender as ligações, também é primordial para um diagnóstico preciso e um reparo de excelência ter em mãos um esquema elétrico confiável do veículo que está sendo reparado.

Para mais informações pode consultar nosso conteúdo no canal

Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br Siga a ECUMIX no Instagram / Mande uma Mensagem no WhatsApp

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