fbpx

Tecfil é reconhecida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima por eliminar de seu processo produtivo substância nociva à camada de ozônio

Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, recebeu um reconhecimento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) por uma iniciativa relevante com o objetivo de reduzir as suas emissões. A empresa eliminou, de seu processo produtivo, o uso do HCFCs (hidroclorofluorcarbonos) do poliol, um composto químico aplicado na fabricação de filtros de ar para motores. Este reconhecimento ocorreu durante o evento “Protocolo de Montreal: Alavancando Ações em Benefício do Clima”, organizado pelo MMA, que celebrou os avanços do Brasil na eliminação gradual de substâncias nocivas à camada de ozônio.

O evento marcou o encerramento da segunda etapa do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs, que abrange a conversão tecnológica do setor de espumas de poliuretano no País para tecnologias com zero potencial de destruição da camada de ozônio e baixo potencial de aquecimento global.

Para Gerson Ferrante, Gerente da Qualidade, Meio Ambiente e Engenharia de Produtos da Tecfil, a homenagem é um reconhecimento do compromisso da empresa com práticas sustentáveis e a proteção do meio ambiente. “Ao eliminar o uso de HCFCs do nosso processo produtivo, atendemos a oito ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU) e demos um passo importante para contribuir com a preservação da camada de ozônio”, afirma.

A inciativa faz parte dos esforços globais promovidos pelo Protocolo de Montreal, tratado internacional assinado em 1987 e em vigor desde 1989, que visa à eliminação gradual das substâncias que destroem a camada de ozônio. A parceria internacional envolve 198 partes (todos os países-membros da ONU, a União Europeia, dois Estados insulares e a Palestina).

A Tecfil foi representada no evento por Cristina Harumi Miura, Supervisora de Sistemas de Gestão e Meio Ambiente. Realizado no dia 16 de setembro, em São Paulo, o evento contou com a presença de representantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do setor privado, da sociedade civil e de organismos internacionais, como o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a UNIDO (Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial) e a agência de cooperação alemã GIZ.

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *