A Stoneridge Brasil, detentora da marca Pósitron, que atua como fornecedora de soluções automotivas de ponta para as principais montadoras de veículos comerciais, anuncia a introdução do seu mais recente lançamento, o Tacógrafo Digital TC100, nas linhas de montagem de dois modelos de caminhões no Brasil.
É a primeira vez que a empresa fornece Tacógrafos diretamente para uma montadora local de veículos comerciais, marcando um avanço significativo para o mercado automotivo nacional. A tecnologia estava disponível, até então, apenas no segmento de aftermarket.
Conforme Ricardo Camargo, Diretor Comercial da Stoneridge Brasil, o fornecimento do TC100 foi resultado de uma estreita colaboração com a montadora de origem europeia, atendendo rigorosamente aos seus elevados padrões de qualidade. “Assinamos um contrato global com a montadora, o que nos abriu portas no Brasil. Por aqui tivemos múltiplas visitas à linha de produção, testes rigorosos e workshops técnicos, com a presença de toda liderança da Stoneridge Brasil, assegurando a integração perfeita entre os sistemas do tacógrafo e os veículos.”
A adaptação do TC100 para se comunicar com os sistemas dos veículos exigiu um processo de integração minucioso. “Atendemos rigorosamente todos os requisitos e protocolos de qualidade, realizando uma série de validações e sequência detalhada de testes para garantir a integração perfeita entre os módulos”, explica Camargo. Ele acrescenta que “nosso objetivo agora é que o TC100 equipe mais de 50% dos caminhões produzidos no país, abrangendo não apenas essa montadora, mas também outras marcas”.
Para atender às demandas do mercado brasileiro a Stoneridge inaugurou uma linha de produção dedicada em sua fábrica de Manaus, AM, equipada com tecnologia de ponta, processo de manufatura 4.0 e um laboratório para certificar cada tacógrafo produzido. A unidade utiliza 100% de energia renovável, com certificação internacional I-REC, que confirma o uso de energia limpa na sua cadeia de produção e reforça seu compromisso com a preservação ambiental e práticas ESG.
Com capacidade produtiva de 100 mil unidades por ano, o investimento inicial com o projeto foi de R$15 milhões, valor que poderá ser elevado futuramente. “Com o fornecimento de tacógrafos como equipamento original no Brasil, projetamos incremento de dois dígitos, já em 2024, no faturamento para o segmento de veículos comerciais”, destaca Camargo.
Inovação e conectividade
Além de atender a todas as exigências das montadoras nacionais, o TC100, desenvolvido pela engenharia da Stoneridge Brasil, traz várias vantagens ante os tacógrafos tradicionais disponíveis no mercado.
Um dos principais diferenciais é a conectividade: as informações registradas podem ser visualizadas na nuvem e acessadas por meio de aplicativos, eliminando a necessidade de impressão e armazenamento físico dos relatórios do tacógrafo, o que contribui para evitar impactos no meio ambiente. A impressão da fita diagrama é necessária apenas em casos de fiscalização, tornando o gerenciamento de dados de condução mais eficiente e seguro.
O Tacógrafo Digital TC100 é o mais leve do mercado, de fácil instalação e pode ser adaptado a todos os painéis de veículos disponíveis no país. Seu display de alto contraste oferece conforto ao motorista, reduzindo distrações causadas por brilhos excessivos.
Integração e funcionalidades avançadas
Para os gestores de frota o TC100 oferece conveniência com upload eficiente dos dados, permitindo a importação de listas de motoristas de maneira simplificada, economizando tempo no processo de registro. Além disso, as tecnologias incorporadas NFC (Near Field Communication) e Bluetooth, opcionais em outras versões disponíveis do equipamento, possibilita uma comunicação sem fio segura entre os dispositivos.
A plataforma Digital Services desenvolvida pela Stoneridge Brasil inclui recursos avançados de inteligência de dados, com dashboards inovadores que integram dados do tacógrafo digital em relatórios personalizados. Essa funcionalidade facilita a tomada de decisões estratégicas para gestores de frotas.
Compatibilidade e eficiência operacional
O TC100 se integra perfeitamente a outros equipamentos, como rastreadores e sistemas de telemetria, garantindo um monitoramento contínuo e eficaz das operações de transporte. Fábio Favai, Diretor de Engenharia da Stoneridge Brasil, destaca que “com os dados precisos, é possível planejar e gerenciar a jornada de trabalho do motorista de maneira mais eficaz, oferecendo não apenas conformidade com regulamentações, mas também eficiência operacional para as empresas transportadoras e consciência ambiental. Pois promove a redução de acidentes evitando a contaminação do solo e rios com vazamento de cargas perigosas.”
Com o TC100, a Stoneridge reafirma seu compromisso em fornecer tecnologias inovadoras e eficientes para a indústria automotiva, consolidando-se como fornecedora de Tacógrafos Digitais no Brasil.
A Stoneridge é referência no fornecimento de tacógrafos no mercado europeu, com mais de um milhão de unidades produzidas e comercializadas para as principais montadoras de caminhões e ônibus.
Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.