Durante a próxima Fenatran, de 4 a 8 de outubro, no São Paulo Expo, a principal atração do estande da XCMG (pavilhão 8) será o caminhão leve E3-10T (100% elétrico, com zero emissão de poluentes), que apresenta PBT (Peso Bruto Total) de 10 toneladas. Frente à demanda gerada por operadores de logística e empresas com frota própria – e que atuam fortemente com políticas de ESG –, os caminhões leves, que geralmente atuam nas entregas urbanas de last mile (última milha), têm aumentado sensivelmente as vendas de versões 100% elétricas.
De olho nesse segmento, e com a vantagem de apresentar uma rede de concessionários com 45 pontos de vendas e assistência técnica no Brasil, a XCMG vem investindo pesado na eletrificação da logística do transporte de cargas no país, anunciando, nesta Fenatran, a linha mais diversificada de modelos 100% elétricos do mercado nacional, com caminhões que vão de 10 até 80 toneladas.
“Teremos uma linha 100% elétrica com várias novidades. Mas, indiscutivelmente, esse modelo de 10 toneladas será o nosso principal produto na Fenatran. Estou bem ansioso pelo início da feira”, antecipa Ricardo Senda, Head de Veículos Elétricos da XCMG.
Equipado com motor de 270 cv de potência e 1.100 Nm de torque máximo, 10 toneladas de PBT e capacidade máxima de bateria de 107 kWh, garantindo autonomia de até 250 km a depender da rota e da carga, o modelo 100% elétrico da XCMG ainda terá outro argumento forte de vendas nesse período de lançamento: o preço. “Vamos divulgar durante a Fenatran”, garante Senda.
Focado no last mile e enquadrado na categoria de VUC – o comprimento total do E3-10T é de 6,065 metros –, o caminhão leve 100% elétrico da XCMG começa a ser vendido já durante a Fenatran. “Estamos programando as primeiras entregas ainda nesse ano”, promete o executivo da XCMG. A recarga pode ser realizada com carregador tipo 2 e tomadas de corrente alternada de 11 kW (AC) e contínua (DC).
Confira a cobertura da Fenatran no portal da Revista Reparação Automotiva.