fbpx

Dia do balconista de autopeças

Balconista de autopeças os Profissionais especializados na venda de autopeças têm a disposição treinamentos e certificações para manter-se atualizados

Dia 26 de novembro, na cidade de São Paulo, comemora-se o dia do balconista de autopeças. Estes profissionais são importantíssimos para a cadeia de reposição automotiva independente, pois eles são responsáveis por entregar a peça correta e assim reparar o veículo.

Heber Carvalho, presidente do SINCOPEÇAS-SP, entidade que representa 37.500 lojas de peças e acessórios no estado avalia a importância da data. “O Dia do Balconista, sempre é uma data muito especial, pois é uma maneira de demostrar o desempenho e a qualificação do balconista no setor de autopeças, ela tem o objetivo de valorizar as empresas do setor e consequentemente os profissionais que desempenham um papel fundamental dentro das empresas”.

O presidente da entidade varejista lembra que essa data comemorativa foi instituída no calendário oficial da cidade de São Paulo, ela foi fruto de um trabalho regional para reconhecer o profissional balconista de autopeças como elo fundamental de toda a cadeia de reposição com o mercado consumidor e com o reparador. “Aliás, a importância da relação entre o balconista e o reparador é fundamental para a construção de marcas e a consolidação de produtos, por isso, sempre destacamos que a demanda de autopeças é gerada na oficina, mas a partir da relação de confiança entre o reparador e o balconista é que se estrutura a consolidação das marcas, claro, desde que tenham qualidade. Muito embora a venda de autopeças se configure como uma venda inadiável porque o veículo precisa ser reparado para rodar, o balconista tem a capacidade e a competência para sugerir produtos complementares e periféricos. Temos sempre que valorizar esse profissional porque sua formação demanda tempo não apenas no preparo qualitativo, mas também no preparo técnico” ressalta ele.

Essa importância que tem o responsável em atender o reparador para entregar a peça, ao longo dos anos provocou inclusive a quebra paradigmas. “Justamente por isso, entre as medidas mais recentes que nossa entidade conquistou em benefício dos profissionais está a normalização para a profissão de balconista do nosso segmento, hoje já denominados muito apropriadamente: ‘Vendedores de Peças e Acessórios para Veículos’. Por iniciativa do SINCOPEÇAS-SP e SINCOPEÇAS Brasil, criamos a Norma Técnica para Qualificação Profissional de Vendedor de Peças e Acessórios para Veículos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT 16999:21. Essa norma estabelece os requisitos e a sistemática para qualificação de vendedor de peças e acessórios para veículos, em seus mais diversificados aspectos, desde atender, orientar e conhecer os vários tipos de consumidores, funcionamento do veículo e seus sistemas, interpretar embalagens de autopeças e acessórios até os conhecimentos específicos de códigos de aplicação. Esse projeto teve início com o SINCOPEÇAS-SP e foi coordenado pelo presidente do SINCOPEÇAS Brasil, Ranieri Leitão, com a secretaria de Luiz Sérgio Alvarenga, diretor da Alvarenga Projetos Automotivos, e contou com apoio de profissionais do mercado, varejistas, atacadistas, indústrias de autopeças, instituições de capacitação, entidades, profissionais da imprensa especializada, que contribuíram sobremaneira para o sucesso desse importante trabalho em prol do comércio de autopeças no Brasil”, exalta Carvalho.

Benefícios das normas técnicas para o profissional   

O presidente do SINCOPEÇAS-SP explica os detalhes desta normatização e como beneficia o setor e o profissional. “No meu entender, a norma tem objetivo premente de buscar resultados promissores para as empresas de autopeças e, por meio da regulamentação da ABNT, proporcionar a esses profissionais segurança e assertividade para o exercício do trabalho. Afinal, nosso País tem uma frota de veículos que precisa de cuidados, veículos que a cada dia ficam mais modernos e com mais tecnologia, garantindo aos usuários maior mobilidade e segurança. Cabe ressaltar que, a partir da Norma ABNT, o Instituto da Qualidade Automotiva – IQA lançou, durante a edição da Automec de 2023, a Certificação de Vendedor de Autopeças (leia artigo nesta edição Pág. 08), a qual busca reconhecer as competências técnicas e trazer um diferencial competitivo para o profissional que atua no comércio varejista de peças e acessórios para veículos. Todas as informações sobre o processo de certificação podem ser encontradas no site do IQA. Além disso, implantamos juntamente com o Sebrae os Programas Loja Legal e Loja do Futuro, que visam a capacitação dos varejos de autopeças em todas as instâncias do negócio, evidentemente também contemplando a capacitação de seus profissionais”, complementa ele.

Desafios para o futuro da profissão

Com mais de 35 anos de atuação, Carlos Maia, especialista em vendas de autopeças, e integrante dos Especialistas da Reparação, considera que o principal investimento das lojas especializadas deve ser no atendimento ao cliente, o que passa por constantes treinamentos e atualizações para a equipe de ‘vendedores de peças e acessórios para veículos’, os quais antes da normatização eram os chamados balconistas de autopeças.

Por isso, ele prepara um projeto inovador para o setor, o qual contempla a formação e treinamento em várias situações do cotidiano. “Os futuros vendedores vivenciarão como é o dia a dia da oficina de reparação de automóveis, receberão noções de gestão empresarial, tecnologias a serem utilizadas, entre outras informações. O principal objetivo é mostrar para os jovens que a venda de autopeças envolve muita tecnologia, principalmente agora com a entrada dos veículos híbridos e elétricos”.

Com toda sua experiência, Maia identificou que é preciso rejuvenescer o setor. “Vivemos uma fase que os vendedores de autopeças mais experientes estão se aposentado, por isso precisamos encontrar novos profissionais, sendo assim, vamos mostrar aos jovens que o setor é tecnológico e oferece várias oportunidades de carreira”, complementa ele.

Ranieri Leitão, presidente do SINCOPEÇAS Brasil, concorda com Carlos Maia, tanto que ele avisa aos profissionais especialistas na venda de autopeças que é necessário atualizar-se. “Eu parabenizo todos os vendedores de autopeças espalhados pelo país, pois é através deste profissional que o Brasil se move, pois proporcionam aos automóveis percorrerem as ruas e estradas. Meu recado para os profissionais é que se atualizem, este é o momento da atualização. Nós estamos percebendo que as tecnologias avançam a passos largos e muitas vezes o vendedor não tem tempo de acompanhar essas mudanças. Também chamo a atenção para a certificação do IQA, pois ela dá a oportunidade para os vendedores do Brasil de se qualificarem. Certifiquem-se, pois isso irá engrandecer o vendedor e também fortalecer as empresas de autopeças do país”.

O presidente do SINCOPEÇAS Brasil, esteve no mês de outubro em Brasília, reunido com representes setoriais para traçar os rumos do projeto para a Escola da Gestão de Oficinas (EGO), junto com o presidente do SINCOPEÇAS RS, Marco Antônio Vieira Machado, falaram sobre a pirataria no setor e ainda analisaram vários projetos de lei que tramitam no Congresso para beneficiar o setor de aftermarket. Conforme mostrado, os vendedores de peças e acessórios para veículos, os balconistas de autopeças são importantíssimos no processo de manutenção da frota circulante brasileira.  Parabéns a você profissional e conte sempre com a Revista Reparação Automotiva para te auxiliar no dia a dia de trabalho.

Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp

Leia os artigos dos Especialistas da Reparação

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *