Evento bateu recorde de público e de expositores e difundiu novas tecnologias
Por Kikina Sessa/ Fotos: Divulgação
O futuro do segmento automotivo foi a tônica da edição 2024 da Autotech – Feira de Tecnologia Automotiva, realizada em Vitória, Espírito Santo, de 18 a 20 de outubro. Neste ano, a feira veio mais potente, com um número maior de expositores, mais de 100, e um público que superou 20 mil pessoas durante os três dias de evento.
A mostra promoveu um intercâmbio de conhecimento, com palestras técnicas e demonstrações práticas, abordando temas como inovação, sustentabilidade e o futuro da reparação automotiva. Uma delas foi feita pelo consultor da Revista Reparação Automotiva, Jeison Cocianji, que também comandou um podcast direto do evento. Com o tema “Tecnologia e Gestão: Você está preparado para as inovações?” Cocianji mostrou em sua palestra como eram as oficinas no passado, como estão no presente e para onde aponta o futuro. Essas mudanças exigem atualização profissional constante.
“As oficinas estão evoluindo. Antes não tinham estratégias de vendas e os serviços eram de baixa complexidade. Hoje, a prestação de serviços precisa ser ágil, com qualidade total e atendimento digital. Os carros também estão evoluindo, passando da combustão tradicional para diferentes matrizes energéticas. Sustentabilidade e eletrificação são as palavras do futuro no mundo automotivo”, disse o palestrante.
A Autotech tem potencial de agregar todos os profissionais, passando pela funilaria, lanternagem até a mecânica, frisou Diego Receputi, presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa), entidade promotora do evento. “Com a Autotech nós temos oportunidade de mostrar toda a cadeia da reparação automotiva, do insumo até o trabalho na oficina, enfatizando as novas tecnologias.”
O Espírito Santo tem 2.300 oficinas registradas e um dos desafios para o setor, no momento, é a falta de mão de obra, comentou o presidente do Sindirepa. “Isso reflete na prestação do serviço”.
Veículos inovadores
Parceiro na formação de mão de obra, o Senai esteve presente na Autotech. A instituição usou um carro elétrico e motocicletas para apresentar as tecnologias a que os alunos têm acesso nos laboratórios de ponta do Centro de Mobilidade. Os visitantes tiveram oportunidade de explorar de perto os veículos inovadores e descobrir como as soluções tecnológicas estão transformando o futuro da mobilidade.
“Nós somos amantes do mundo automotivo e, para o Senai, é uma realização viver esse momento atual, com essa nova frente tecnológica da eletrificação dos automóveis, e com tudo que sempre aconteceu relativo à tecnologia no segmento automotivo. Por isso, é muito importante o Senai estar presente na Autotech com o Sindirepa, que é um dos sindicatos com quem nós mais temos conexão”, comentou o diretor regional do Senai-ES, Geferson Luiz dos Santos.
Outra parceria do Sindirepa que se destacou na Autotech foi a ES Gás, empresa fornecedora de gás natural no Espírito Santo. “O gás natural é um combustível que serve para todos os tipos de uso, inclusive o veicular. É conhecido como combustível da transição, porque dentro dos combustíveis fósseis é o que menos emite gás carbônico. O GNV é muito eficiente e nós queremos massificar esse conceito, por isso, estamos presentes na Autotech”, disse Fábio Bertollo, presidente da companhia.
E como a Autotech é palco para inovação, a Dimension Car Care aproveitou o evento para apresentar o lançamento 10h, um produto para estética automotiva que reúne várias tecnologias, e equipamento da linha ultravioleta, que seca a massa e enverniza em três segundos, trazendo agilidade para o setor de reparação. “A gente precisa dessa agilidade, e é uma tecnologia que nós, da Dimension, desenvolvemos”, contou Emerson Calvo que participou de mais uma edição da Autotech junto com Juliano Barbosa, ambos fundadores da empresa.
A Autotech mostrou também que é um ambiente para toda a família. Nos corredores da feira era possível ver pais e filhos juntos. “É um evento que serve para apresentar o nosso setor, trazer o público técnico e o público externo para enxergar o que o Sindirepa e o Senai têm feito para atender a esses carros cada dia mais tecnológicos, e mostrar que fazemos um trabalho bem feito, e que tem valor”, comentou Eduardo Dalla Murta, executivo da Casa do Silencioso, uma das empresas expositoras.
Não faltou opção para a família, que pode desfrutar de um espaço gastronômico com shows musicais todos os dias e ainda uma exposição de supermáquinas e dos clássicos. O passado e o futuro num mesmo local.
Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva