fbpx

IVECO completa 55 anos na Argentina

Em 2024, a IVECO, marca pertencente ao Iveco Group, comemora 55 anos de presença industrial ininterrupta na Argentina. Essa jornada começou em 1969 com a Fiat Caminhões e se consolida hoje com uma visão voltada para o futuro. A Argentina, pioneira na produção de caminhões da marca, tornou-se um dos primeiros países a acompanhar a transformação da IVECO, que no próximo ano celebrará 50 anos como marca global. Assim, a montadora construiu um caminho sólido, tornando-se referência no setor e reafirmando seu papel como motor de desenvolvimento para o país e a região, marcando mais de meio século de liderança no transporte.

“Esses 55 anos são uma prova de que a capacidade de adaptação e inovação fazem parte do DNA da IVECO desde seus primórdios. Mais do que uma celebração, este aniversário nos impulsiona a olhar para o futuro com responsabilidade e ambição e, principalmente, a continuar trabalhando com foco em nossos clientes. A Argentina é fundamental em nossa estratégia regional, e estamos decididos a seguir desenvolvendo soluções de transporte superiores. Queremos liderar a transição para uma mobilidade cada vez mais limpa e eficiente”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

Desde os primeiros passos até a atualidade

Os primeiros passos do que hoje conhecemos como IVECO na Argentina começaram com a produção de caminhões na planta do bairro Ferreyra, em Córdoba, sob a Fiat Concord. Modelos icônicos como o 619N e o 619T estabeleceram as bases de uma tradição que combina qualidade, tecnologia e durabilidade. Em 1986, foram introduzidos os primeiros caminhões com motor turbo: os modelos 150N Turbo e 150T Turbo.

A IVECO liderou a chegada da “Era Euro” na Argentina com a apresentação do semipesado EuroCargo, em 1995. A entrada no novo milênio trouxe avanços significativos, como o início da “Era Stralis”, em 2004, com o lançamento do Stralis HD. Quatro anos depois, a marca alcançou um recorde histórico de produção com 16.870 unidades, após um processo de modernização da planta. Esse espírito de inovação continuou com o lançamento do IVECO Tector, em 2010, um modelo que rapidamente se posicionou como uma ferramenta essencial para o setor agroindustrial e o transporte urbano.

Cinco anos depois, dois acontecimentos de grande importância marcaram a área de pós-venda: o lançamento dos contratos de manutenção e reparação e do serviço exclusivo de atendimento ao cliente chamado IVECO RESPONDE.

Reafirmando o compromisso com a inovação, em 2016 foi incorporada a tecnologia EURO V, consolidando padrões mais elevados de eficiência e sustentabilidade. Em 2018, a IVECO alcançou um feito significativo ao produzir 110.000 caminhões no país e adicionar o extrapesado Hi-Way à sua linha de produção local. No ano seguinte, foi implementado o Control Room, o único sistema no mercado argentino que conta com técnicos especializados para monitorar os veículos em tempo real, oferecendo aos pequenos e grandes transportadores uma ferramenta no pós-venda focada na conectividade e na gestão de seus veículos.

Em 2020, a marca reafirmou sua liderança ao se tornar a primeira a homologar um caminhão a GNV para produção nacional, abrindo caminho para um futuro mais sustentável. Três anos depois, em 2023, foi celebrada a produção do primeiro chassi de ônibus a GNV fabricado na Argentina. Finalmente, em 2024, a IVECO continua inovando com a apresentação da Série Limitada do Hi-Way e a incorporação da avançada caixa Traxon para a gama pesada, refletindo sua constante evolução e compromisso com o transporte eficiente e sustentável.

Inovação e sustentabilidade: um compromisso com o futuro

Este aniversário representa uma oportunidade para celebrar 55 anos de uma história marcada pela inovação e para honrar um legado que não apenas impulsiona a IVECO para o futuro, mas também reafirma seu compromisso com seus clientes.

Como símbolo dessa evolução, a IVECO Argentina apresentou o Hi-Way Edição 55° Aniversário. Uma série limitada de 55 unidades de um modelo icônico, que se destaca no mercado de pesados. Com design exclusivo na cor vermelho Módena e tecnologia de ponta, este caminhão conecta o passado e o futuro da empresa, destacando seu compromisso com a sustentabilidade.

Atualmente, alinhada com as necessidades da matriz energética do país, a gama Alternative Power da IVECO na Argentina inclui modelos como o Tector GNV e o ônibus a GNV, ambos fabricados em Córdoba. Este ano, a empresa também fez história ao inaugurar o primeiro concessionário multienergético do país, na cidade de Buenos Aires. Um espaço inovador que oferece serviços integrados para todos os segmentos, reafirmando sua proximidade com os clientes e sua visão sustentável.

“A confiança que construímos em mais de meio século é a nossa maior força. Cada caminhão que sai da nossa fábrica carrega consigo o esforço e a paixão de todos que fazem parte desta grande família. Comemoramos esses 55 anos com orgulho e responsabilidade, reafirmando nosso propósito de continuar impulsionando o desenvolvimento da indústria nacional, fomentando o talento local e projetando um futuro sustentável para as próximas gerações”, diz Francisco Spasaro, diretor Comercial da IVECO Argentina.

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *