fbpx

Primeiro ônibus do sul do Brasil testa combustível ecoaditivado que polui 50% menos e rende 10% mais

A Serra Gaúcha é pioneira na sustentabilidade em transportes públicos. A RodOil, uma das principais distribuidoras de combustíveis do Brasil, e a Visate, concessionária de Caxias do Sul/RS referência em transporte público, e estabeleceram uma parceria estratégica para testar o primeiro ônibus do Sul do Brasil a operar com o diesel sustentável DuraMais+, um combustível ecoaditivado que reduz em até 50% as emissões de poluentes e aumenta a eficiência em 10%.

A iniciativa, que teve início nesta sexta-feira (31), incluiu a adesivagem especial do ônibus, criando uma identidade visual que simboliza a redução progressiva de poluentes proporcionada pelo uso do diesel DuraMais+. A nanotecnologia GreenPlus, presente no combustível ecoaditivado, permitiu ganhos diretos para a qualidade do ar e a eficiência do transporte público.

“A adoção de combustíveis mais limpos no transporte público, como o ecoaditivado é um passo essencial para reduzir emissões e promover um futuro mais sustentável. Projetos como esse demonstram que inovação e responsabilidade ambiental podem andar juntas, trazendo benefícios reais tanto para as frotas quanto para a população que utiliza o serviço diariamente”, explicou Roberto Tonietto, presidente e fundador da RodOil. 

Além dos benefícios ambientais, o projeto também contribui diretamente no sistema de transporte público de Caxias do Sul. Esta ação integra a comercialização de espaços na frota da concessionária Visate, com o objetivo de beneficiar diretamente os usuários do sistema. Os valores arrecadados com a iniciativa, neste caso, o envelopamento, serão destinados à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), via Funtran. Anualmente, quando o valor da tarifa for recalculado, será descontada da soma total dos custos do serviço a arrecadação proveniente da venda de publicidade nos meses anteriores. Essa prática funciona como um subsídio, ajudando a reduzir o valor da tarifa para o usuário. Com isso, ao invés do passageiro pagar o custo total da tarifa, parte desse valor será subsidiado com os recursos arrecadados pela publicidade.

Para Gustavo Marques dos Santos, diretor executivo da concessionária, essa iniciativa representa um avanço importante para a sustentabilidade do transporte público e é um benefício direto para os passageiros. “A parceria com a RodOil é um excelente exemplo de como a publicidade pode ser uma solução eficaz para reduzir os custos do transporte público. A receita gerada pelo envelopamento dos ônibus contribui para a redução da tarifa, proporcionando alívio financeiro aos passageiros”, afirma.

A adesivagem do ônibus, criada pela designer Caroline Adami e aplicado pela Sulvisual, seguiu um conceito dinâmico, com tons de verde que se expandem gradualmente para representar a evolução sustentável promovida pela parceria. O veículo circulará ao longo de 2025, tornando-se um símbolo visível do compromisso com a inovação e a responsabilidade ambiental no transporte público.

Confira as principais notícias do setor no portal da Revista Reparação Automotiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *