Chegamos há mais uma edição da Revista Reparação Automotiva com a mesma motivação de sempre, você, caro amigo reparador e leitor assíduo de nossas páginas. Para esta edição, trazemos uma pergunta que recebi: Ainda é cedo para pensar em ADAS?
As novas tecnologias, sempre são vistas como despesas e investimentos que por vezes, deixamos a demanda chegar e depois se adequar. Existe um ditado mineiro, que diz: “Vamos esperar para ver se dá certo”.
Porém, o Sistema de Assistência ao Motorista, conhecido como ADAS, que aparece na tela dos scanners de diagnósticos mais sofisticados, chama a atenção quando se depara com seu ícone na tela.

Deixando nosso ditado de mineiro que sou, precisamos entender: “Quem chega primeiro, pega os melhores lugares”.
A espera de demanda, é sim algo que devemos analisar, porém sempre com uma visão ampla de mercado. Atualmente, temos o sistema ADAS embarcado nos veículos, que outrora, chamávamos de populares. A frota tem crescido, a busca por mais segurança e conforto também.
Se preparar antecipadamente para demandas que vem crescendo, não é ruim, pelo contrário poderá agregar muito valor e excelentes resultados.
O Sistema ADAS, não é algo, que dá para deixar sem reparar, não é um acessório supérfluo, mas item de segurança veicular, que atende normas internacionais, cujas montadoras para não perderem mercado vão implantando em todos os seus modelos.
Em edição passada, falei sobre o Sistema ADAS, mas nesta edição trago uma visão sobre a pergunta que me foi enviada:
Ainda é cedo para pensar em ADAS? A reposta que tenho é NÃO!

Hoje uma simples troca de radiador, condensador de ar-condicionado, você precisa ter seu scanner habilitado para atender o sistema de calibração, que aproveito e já te informo, mesmo que na tela de seu scanner tenha o ícone ADAS, ele não está liberado, você precisa habilitá-lo junto ao fornecedor, fabricante.
Este veículo, passou por uma manutenção no sistema de arrefecimento, necessitando realizar a calibração posteriormente. Nosso colaborador Ailton Novato, expert em Land Rover, cuidou de todos os detalhes deste reparo.

O Land Rover Discovery possui um radar frontal que faz parte do sistema de Assistência Avançada ao Condutor (ADAS). O ADAS usa sensores, como câmeras e radar, para ajudar o condutor a evitar colisões e a conduzir com segurança.

Radar frontal
- O radar frontal está localizado no para-choque dianteiro
- Integra o sistema ADAS, que também usa câmeras frontais.

Veículos como o Peugeot 5008, possuem sistema de assistência ao motorista, completos, com todos as câmeras, sensores, radares conhecidos, exigindo do reparador grande conhecimento e equipamentos corretos para sua manutenção.
Algumas funções do sistema ADAS:
- Aviso de colisão frontal
- Assistência na faixa de rodagem
- Aviso de limite de velocidade
- Notificação de limite de velocidade
- Detecção de veículos em marchar ré
- Frenagem de emergência
- Assistente de pontos cegos
- Monitor de fadiga do motorista
- Monitor de colisão traseira.
Exemplo de demanda:
Veículo: Corolla Cross 2023 Hybrid

Falha: Após uma colisão traseira, onde quebrou uma lanterna, atingiu o suporte do radar de ponto cego. Fazendo-se necessário após o reparo, a calibração do sistema, veja alguns dos passos para calibração:
- Remoção do para-choque traseiro,
- Demarcar o piso conforme informações técnicas apresentadas na tela do scanner, obedecendo as medidas.
- Posicionar o alvo repetidor de sinal, conforme instrução na tela do scanner.
- Realizar os comandos de calibração.
- Após a calibração, realizar a volta de teste, para verificar o funcionamento ideal do sistema.
A forma de calibração é padrão?
Não, as calibrações mudam conforme sistema e montadora. Alguns veículos vão exigir alvos em formas de figuras:

Quando temos a necessidade de alvos em forma de figura ou repetidores de sinais, o sistema de calibração é chamado de estático. Quando não existe a necessidade de alvos, o sistema é chamado de dinâmico. Neste caso, apenas o scanner habilidade e profissional treinado para realizar este atendimento.
Muito bem, voltando a resposta da pergunta apresentada, não, não é cedo se preparar para atender a demanda, levando em consideração que a linha premium (importados) trazem esta demanda já faz algum tempo e estes veículos buscam oficinas preparadas para o atendimento.
Estes equipamentos, são adquiridos com distribuidores oficiais das fabricantes de equipamentos. Aqui na oficina General Tech, de minha propriedade, meu fornecedor oficial, é a GYNPROG BRASIL, que há muitos anos, trouxe a marca AUTEL para o Brasil, sendo pioneira no fornecimento de equipamentos de ponta.
Para saber mais sobre os equipamentos, acessórios necessários para atender o sistema ADAS, disponibilizei em meu canal do YouTube, alguns vídeos a respeito.
Quais veículos possuem sistema de assistência ao motorista?
Vou deixar uma lista dos veículos mais comuns em nosso mercado, que já chegam nas oficinas que possuem o sistema de assistência ao motorista ADAS.
A – Compactos:
- Hyundai HB20 Platinum Safety,
- Peugeot 208 Griffe,
- Chevrolet Onix Premier
B – SUVs:
- Fiat Pulse Impetus,
- Volkswagen Nivus Highline,
- Volkswagem T-Cross
- Corolla Cross,
- HR-V,
- Renegade,
- Duster,
- Creta,
C – Sedãs:
- Volkswagen Virtus Highline,
- Toyota Corolla Altis Hybrid,
D – Elétrico e Híbrido:
- Volvo XC40 Recharge,
- BYD Dolphin,
E – Linha Premium:
- BMW,
- Mercedes,
- Volvo,
- Land Rover e Jaguar,
- Hyundai e Kia.
Estes são os mais comuns, que já rondam as oficinas, então transfiro a pergunta a você meu amigo: AINDA É CEDO PARA PENSAR EM ADAS?
Aguardo sua reposta, um forte abraço até a próxima edição!

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