A NTK, marca da multinacional japonesa Niterra — também responsável pela NGK —, emite um alerta importante para motoristas e profissionais da reparação automotiva: vazamentos de óleo representam não apenas um risco à segurança dos veículos, mas também um desafio ambiental crescente nas cidades.
A perda de fluidos do motor, freios, direção hidráulica, transmissão ou diferencial pode comprometer o funcionamento dos sistemas veiculares, além de contaminar o solo e, potencialmente, os lençóis freáticos. Em contato com componentes aquecidos, como o motor, o óleo também libera vapores tóxicos e inflamáveis. Nas áreas urbanas, a dificuldade de identificação de vazamentos de óleo — especialmente em vias públicas e vagas rotativas — agrava o problema e eleva seu impacto ambiental.
Principais causas dos vazamentos de óleo
Com o objetivo de orientar o mercado e contribuir para a preservação ambiental, a NTK destaca os principais fatores que favorecem os vazamentos de óleo:
- Desgaste natural: o uso contínuo amplia folgas entre os componentes, comprometendo a vedação.
- Irregularidades nas superfícies de vedação: riscos ou imperfeições podem impedir o fechamento adequado.
- Ressecamento de juntas e vedadores: o tempo e o calor reduzem a elasticidade das borrachas.
- Pressão excessiva: sistemas submetidos a pressões além do limite podem sofrer falhas estruturais.
- Uso de fluido incorreto: substâncias incompatíveis comprometem a integridade dos materiais.
- Danos físicos: trincas ou batidas em reservatórios e tampas criam pontos de vazamento.
- Problemas em mangueiras e conexões: afrouxamentos, fissuras e má instalação reduzem a estanqueidade.
“A melhor forma de prevenir vazamentos de óleo e evitar custos elevados com manutenção corretiva é seguir o plano de manutenção preventiva, respeitando os prazos definidos por tempo ou quilometragem e utilizando lubrificantes conforme as especificações da montadora”, explica Hiromori Mori, consultor técnico da Niterra.
A luz de pressão de óleo no painel pode falhar
Outro ponto de atenção é o funcionamento do interruptor de pressão de óleo. Quando danificado ou obstruído, o componente pode deixar de acionar a luz de advertência no painel, dificultando o diagnóstico precoce de falhas no sistema de lubrificação.
Segundo Mori, os principais fatores que levam ao mau funcionamento do interruptor incluem:
- Vazamento pelo corpo do sensor
- Entupimento por resíduos ou borra
- Danos à membrana por sujeira ou uso inadequado de aditivos
- Folgas no motor ou nível de óleo abaixo do recomendado
- Contaminação do fluido lubrificante
- Viscosidade incorreta do óleo
Para evitar danos maiores, a NTK recomenda que o motorista ou técnico faça uma análise completa, que inclua:
- Verificação do nível e estado do óleo
- Inspeção visual de vazamentos de óleo
- Análise de contaminação do fluido
- Testes de pressão de lubrificação, conforme os procedimentos técnicos do fabricante
Caso a substituição do componente seja necessária, a NTK disponibiliza interruptores de pressão de óleo para o mercado de reposição automotiva, garantindo qualidade e confiabilidade.