Cidades brasileiras discutem mobilidade urbana e eletrificação de frotas de ônibus

As cidades brasileiras estão no centro de um debate urgente sobre mobilidade urbana sustentável. Em um cenário global onde as emissões do setor de transportes continuam crescendo, iniciativas para eletrificação da frota de ônibus se tornam cada vez mais estratégicas. Estima-se que os impactos à saúde causados por essas emissões ultrapassem US$ 1 trilhão ao ano, impulsionando governos e organizações a buscar soluções mais limpas e eficientes.

Na América Latina, a maioria dos ônibus urbanos ainda é movida a diesel — tecnologia reconhecida por seu alto potencial poluente. Nesse contexto, a eletrificação do transporte coletivo desponta como uma alternativa viável para tornar as cidades brasileiras mais limpas, saudáveis e alinhadas às metas climáticas nacionais.

Como parte dessa transformação, a Parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), co-liderada pelas organizações C40 Cities e ICCT (Conselho Internacional de Transporte Limpo), promove duas ações em São Paulo, nos dias 7 e 8 de maio: o lançamento do estudo “Implantação de Ônibus Elétricos na Cidade de São Paulo” e o 2º Encontro do Ciclo de Capacitações em Eletromobilidade, em parceria com o Ministério das Cidades (MCID) e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP).

As atividades integram a programação do LATAM Mobility Brasil 2025 e incluem sessões técnicas, apresentações e debates entre representantes de cidades brasileiras sobre os desafios e oportunidades da eletromobilidade.

No dia 7, às 11h, será realizado um painel técnico sobre a experiência de São Paulo na implantação de frotas elétricas. Em seguida, será lançada oficialmente a publicação “Implantação de Ônibus Elétricos na Cidade de São Paulo”, que estará disponível online. O estudo apresenta um panorama técnico detalhado sobre os avanços da capital paulista — que conta com mais de 13 mil ônibus urbanos, dos quais 789 já são elétricos — e serve como guia prático para gestores públicos e operadores de transporte da América Latina.

O evento contará com a participação de autoridades de diversas regiões do Brasil, incluindo municípios contemplados pelo programa de Renovação de Frota do PAC, e outros com projetos estruturados para a transição energética do transporte público.

“Estamos passando por um novo momento na mobilidade urbana, com a chegada dos ônibus elétricos em cidades de todas as regiões do país. O papel do governo é entender as necessidades locais e viabilizar o acesso a recursos para expansão da frota elétrica”, afirma Marcos Daniel, diretor da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB/MCID).

A evolução da eletromobilidade nas cidades brasileiras pode ser acompanhada pela plataforma eBus Radar, que monitora em tempo real os avanços da eletrificação na América Latina.